Dahmen chegou ao Sedgefield Country Club em Greensboro em 101.º lugar na classificação da FedEx Cup. Os 70 primeiros avançam para os play-offs que começam na próxima semana com o St. Jude Championship.
Dahmen enfrentou o desafio com 10 birdies, incluindo três seguidos para fechar a sua volta no sétimo, oitavo e nono buracos. "Não sei se alguma vez se espera um 61, mas eu esperava um bom golfe", disse Dahmen, referindo-se a uma sequência de cerca de 45 buracos sem um bogey na semana passada.
Uma vitória colocaria Dahmen no 48.º lugar da classificação da FedEx Cup, embora o jogador de 37 anos - que tem uma vitória no seu currículo - tenha feito questão de notar que ainda há muito golfe por jogar.
"Os play-offs são um bónus para mim", disse. "Vou apenas tentar jogar um bom golfe e acho que, se jogar muito bem, posso jogar mais uma semana."
Dahmen tinha uma vantagem de uma tacada sobre o sueco Alex Noren, cuja volta de oito abaixo do par foi destacada por um eagle no quinto buraco, um par cinco.
O inglês Aaron Rai, o colombiano Nico Echavarria e os americanos Mark Hubbard e Cameron Young estavam empatados em terceiro lugar com sete abaixo do par.