Velo e Salinda, cada um à procura do seu primeiro título do PGA Tour, combinaram um resultado de três abaixo do par 69 para ficarem com 17 abaixo do par 127 após 36 buracos no evento de pares no TPC of Louisiana em Avondale, Louisiana.
"No geral, foi muito sólido. Hoje jogámos de acordo com os nossos pontos fortes", disse Velo.
"Jogámos de forma impecável. Alimentamo-nos uns aos outros com muita facilidade", acrescentou.
Os americanos Ben Griffin e Andrew Novak, também à procura das suas primeiras vitórias no PGA, combinaram um 66 com birdies em três dos seus últimos cinco buracos para ficarem em segundo lugar com 128, uma pancada à frente dos gémeos dinamarqueses Rasmus e Nicolai Hojgaard.
"Estamos ambos em boa forma neste momento, alimentando-nos um ao outro", disse Novak, que perdeu um playoff para Justin Thomas no Heritage da semana passada.
Salinda e Velo, amigos desde os seus tempos de júnior, estavam com uma pancada a mais nos nove buracos, mas fizeram três birdies seguidos para começar os segundos nove buracos e partilhar a liderança. O birdie putt de Salinda de apenas 12 pés no oitavo buraco colocou-os sozinhos na liderança.
"Gosto das nossas hipóteses em tacadas alternadas contra qualquer um no campo", disse Salinda.
"Continuamos a jogar como estamos a jogar, preparamo-nos para domingo e temos uma oportunidade", acrescentou.
McIlroy e Lowry estavam com seis abaixo do par depois de 12 buracos, mas tropeçaram com bogeys em três dos últimos seis buracos para jogar 69 e terminar com 11 abaixo do par 133, entrando na terceira ronda deste sábado em formato de quatro bolas e na ronda final de domingo em tacadas alternadas.
"Estávamos com seis abaixo do par até ao 12.º buraco e a navegar e depois tivemos um final um pouco mau, mas não me pareceu que tenhamos jogado assim tão mal para termos o final que tivemos", disse McIlroy.
"Um par de pancadas soltas aqui e ali. Amanhã vai ser difícil manter a paciência porque (no) formato de quatro bolas só temos de tentar fazer o máximo de birdies possível", explicou.
McIlroy, da Irlanda do Norte, no seu primeiro evento desde que venceu o Masters há duas semanas, para completar um Grand Slam na carreira, e o irlandês Lowry querem tornar-se os primeiros campeões consecutivos do evento.
McIlroy, que já ganhou três títulos este ano, fez um eagle putt de 11 pés no par 5 do segundo buraco, mas Lowry falhou o green e um par putt para fazer bogey no par 3 do terceiro buraco.
McIlroy fez um putt para birdie de apenas 15 pés no quarto buraco e Lowry fez um pitch do rough de apenas cinco pés para preparar um putt para birdie de McIlroy no par 5 do sétimo buraco.
Lowry deixou cair a sua aproximação a centímetros do buraco no oitavo buraco para preparar um birdie de McIlroy e fez a sua aproximação no 10.º buraco dentro de quatro pés para preparar outro birdie putt de McIlroy.
Aos 12, McIlroy fez um birdie putt de 14 pés para elevar a dupla para 14 abaixo e partilhar o segundo lugar.
Mas aos 13, McIlroy não conseguiu alcançar o green do rough e falhou um putt de 20 pés para o par.
Lowry falhou o green no par 3 do 17.º e precisou de quatro pancadas para chegar ao green, tendo feito um bogey no par 5 do 18.º.
"Estamos obviamente desiludidos. Sinto que 11 abaixo é o pior resultado que podíamos ter em dois dias", disse Lowry.