Mais

Gout Gout, a sensação de 16 anos, bate o recorde australiano de 56 anos dos 200 metros

Gout Gout, de Queensland, vence a final dos 200 metros sub-18 masculinos com um tempo recorde
Gout Gout, de Queensland, vence a final dos 200 metros sub-18 masculinos com um tempo recordeCameron Spencer / Getty Images via AFP

A sensação adolescente Gout Gout (16 anos) correu os 200 metros em 20,04 segundos nos campeonatos escolares australianos em Brisbane, ete sábado, batendo o recorde nacional estabelecido por Peter Norman nos Jogos Olímpicos de 1968.

O alto atleta de 16 anos, que foi comparado ao grande velocista jamaicano Usain Bolt, depois de ter conquistado a prata nos 200 metros, nos campeonatos mundiais de sub-20 em agosto, venceu a corrida por uma boa margem no Queensland Sport and Athletics Centre (QSAC).

A sua corrida foi cronometrada em 20.07, mas mais tarde foi revista em baixa para o colocar abaixo dos 20.06, que Norman registou para ganhar a prata atrás de Tommie Smith, no México, há 56 anos. Smith e o medalhista de bronze John Carlos fizeram mais tarde as famosas saudações Black Power no pódio.

"É uma loucura", disse Gout.

"Neste momento não consigo processar isto, mas acho que esta noite, quando for para a cama, vou pensar no assunto. Estes são adultos. E eu, sou apenas um miúdo, e estou a correr com eles. Tenho andado a perseguir esse recorde, mas não pensei que fosse este ano. Pensei que viria talvez no próximo ano, no ano seguinte", assumiu.

Gout também correu 10,04 nos 100 metros rasos na sexta-feira, com vento de +3,4, o quarto tempo mais rápido de um australiano em todas as condições.

Filho de emigrantes do Sudão do Sul, devastado pela guerra, Gout vive na cidade de Ipswich, em Queensland, mesmo ao fundo da estrada de Brisbane, onde se realizarão os Jogos Olímpicos em 2032, quando tiver 24 anos.

Gout, que fará 17 anos no final deste mês, tem como próximo objetivo quebrar a barreira dos 10 segundos nos 100 metros e dos 20 segundos na corrida de meia volta.

"Sempre fiz o que disse que faria", acrescentou Gout.

"Por isso, se eu disse algo, está na minha mente e estou a persegui-lo até o conseguir", assumiu.


Menções