Mais

Governo italiano investe 330 ME nos Jogos do Mediterrâneo e quer deixar legado

20.ª edição dos Jogos do Mediterrâneo será em Itália
20.ª edição dos Jogos do Mediterrâneo será em ItáliaX/cijmmedgames

O governo italiano vai investir 330 Milhões de Euros (ME) na 20.ª edição dos Jogos do Mediterrâneo Taranto-2026, anunciou o comité organizador, que espera que o evento ajude a revitalizar a região do sul do país.

“Queremos deixar um legado para toda a região”, assumiu Massimo Ferrarese, presidente do conselho de administração do evento, no seminário “XX Jogos do Mediterrâneo Taranto 2026: um legado de desporto, sustentabilidade e diálogo multicultural”, que decorreu na quinta-feira, em Taranto.

O plano, que custará aos cofres públicos italianos mais de 274 ME, valor ao qual se juntam acrescem 30 milhões para custos organizativos, prevê a construção de 41 infraestruturas, entre as quais um estádio, um centro náutico e um complexo de campos de ténis.

Giuliana Perrota, autarca de Taranto, reconheceu a “considerável quantidade de dinheiro investido”, mas considerou que os Jogos do Mediterrâneo do próximo ano poderão mesmo ser “um novo começo para a identidade da região e oferecer uma nova cara à cidade”.

O presidente do Comité Organizador, Carlo Molfetta, campeão olímpico de taekowondo (+80kg) nos Jogos Londres-2012, olha para o evento como uma forma de “revitalizar a região e de deixar infraestruturas para que as crianças tenham onde treinar”.

Com o mundo a passar por um período de especial complexidade, Massimo Ferrarese, que também é comissário do governo italiano, referiu que os Jogos não serão "apenas um evento desportivo”, e assumiu que espera ainda aproveitar a oportunidade para "fortalecer os laços, e não só, entre os 26 países participantes".

“Vivemos um momento histórico, marcado por tantos conflitos, e estarmos aqui a falar de desporto é uma forma união e de lembrar que a competição pode ser leal”, disse, lembrando que o “desporto é um fator de união” entre participantes, e partilhando um desejo: "Espero que na próxima edição sejam 28 países, com Israel e Palestina a participar”.

A 20.ª edição dos Jogos do Mediterrâneo, que decorre entre 21 de agosto e 03 de setembro de 2026, em Taranto, no sul de Itália, deverá juntar cerca de 5.000 atletas, oriundos de 26 paises, entre os quais Portugal, que competirão em 28 modalidades.


Menções