Guia da Taça da Liga de futsal 2023: formato, equipas, horários e transmissão televisiva

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Guia da Taça da Liga de futsal 2023: formato, equipas, horários e transmissão televisiva

Atualizado
Guia da Taça da Liga de futsal 2023: formato, equipas, horários e transmissão televisiva
Guia da Taça da Liga de futsal 2023: formato, equipas, horários e transmissão televisivaFPF
A partir desta quinta-feira e até ao próximo domingo Gondomar será, uma vez mais, a capital nacional do futsal. A oitava edição da Taça da Liga junta no Pavilhão Multiusos de Gondomar as oito melhores equipas da primeira volta do Campeonato Nacional masculino e o então top-4 da Liga feminina. Ao todo são 10 jogos em quatro dias - três de competição.

Formato da competição

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu inovar esta temporada e alterou o formato da competição masculina. Ainda assim, a tradicional final-eight, que existe desde a primeira edição, mantém-se e não sofreu qualquer modificação.

Todavia, a fase final da competição é agora antecida pela primeira fase, que junta as 12 equipas do Campeonato Nacional, mais os dois primeiros classificados da Série A e B da Segunda Divisão no final da primeira fase.

Esta fase foi disputada em formato de seeding idêntico ao do play-off, com a equipa mais bem cotada (Benfica) a enfrentar o conjunto de menor dimensão (Dínamo Sanjoanense), o segundo (SC Braga) a medir forças com a segunda equipa com menos cotação (Belenenses) e assim sucessivamente. Sem surpresas, as oito melhores equipas da Liga venceram os seus jogos e garantiram a qualificação para a final-eight, que foi sorteada na íntegra e teve apenas um condicionamento: os dois primeiros classificados da Liga não se podiam encontrar nos quartos de final.

No que respeita à competição feminina, que parte para a terceira edição, o formato mantém-se intacto: prova com quatro equipas, com o primeiro classificado a enfrentar o quarto e o segundo a defrontar o terceiro.

O Pavilhão Multiusos de Gondomar volta a ser palco de uma competição de futsal
O Pavilhão Multiusos de Gondomar volta a ser palco de uma competição de futsalFlashscore

Equipas

Sporting e Benfica

Os rivais lisboetas têm dominado o futsal português nas últimas décadas e a Taça da Liga não é exceção: as duas primeiras edições sorriram aos leões, seguiram-se três conquistas dos encarnados e as últimas duas caíram para os verde e brancos. É expectável que o vencedor volte a ser um dos rivais lisboetas e que na final aconteça mais um dérbi lisboeta. O favoritismo pende para a equipa de Nuno Dias pelo histórico recente mas, ainda assim, o conjunto de Pulpis tem vindo a subir o nível e espera-se mais uma luta intensa pelo troféu.

SC Braga e Eléctrico

São os outsiders da competição e as equipas que estão mais bem preparadas para surpreender águias e leões. Embora tenham realidades e investimentos bastante diferentes, minhotos e alentejanos têm causado muitas dificuldades a Benfica e Sporting e figuram no top-4 do Campeonato Nacional com uma vantagem bastante clara para as restantes equipas. Ainda assim, o sorteio não sorriu às equipas de João Freitas Pinto e Joel Rocha, pelo que ambas deverão cair aos pés dos rivais lisboetas antes do jogo decisivo.

Ferreira do Zêzere, Quinta dos Lombos, Caxinas e Leões de Porto Salvo

As restantes quatro equipas correm por fora e são as menos cotadas a erguer a edição deste ano da Taça da Liga. Ainda assim, falamos de quatro conjuntos que têm exibido um bom futsal, estão bem posicionados no Campeonato e apresentam-se a bom nível quando enfrentam as equipas teoricamente favoritas.

Competição feminina

Benfica e Nun'Álvares dominaram o futsal feminino na última temporada e deverão proporcionar mais um duelo empolgante na luta pela Taça da Liga. Prevê-se que Novasemente e Sporting não consigam acompanhar o nível exibido pelas adversárias e sejam eliminadas na final, com águias e fafenses a enfrentarem-se na final.

Calendário Taça da Liga

Quinta-feira, 26 de janeiro - quartos de final:Ferreira do Zêzere - Quinta dos Lombos (1-5)Eléctrico - Sporting (0-2)Caxinas - SC Braga (0-4)Benfica - Leões de Porto Salvo (5-2)

Sábado, 28 de janeiro - meias-finais:Sporting - Quinta dos Lombos (2-2, 4-5 após g.p.)SC Braga - Benfica (2-6)

Domingo, 29 de janeiro - final:Quinta dos Lombos - Benfica (21:00)

Calendário Taça da Liga feminina

Sábado, 28 de janeiro - meias-finais:Benfica - Novasemente (3-0)Nun'Álvares - Sporting (6-2)

Domingo, 29 de janeiro - final:Benfica - Nun'Álvares (4-1)

Gondomar recebeu as duas primeiras edições do Europeu feminino
Gondomar recebeu as duas primeiras edições do Europeu femininoFlashscore

Transmissão televisiva e em direto no Flashscore

Todos os jogos da competição masculina e feminina vão ser transmitidos no Canal 11. No Flashscore, na secção de resultados, pode seguir em direto a Taça da Liga masculina.