Há um ano falecia Pelé: O Rei do Futebol será recordado para sempre

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Há um ano falecia Pelé: O Rei do Futebol será recordado para sempre

Pelé e sua história magnífica continuará como inspiração para os amantes do futebol
Pelé e sua história magnífica continuará como inspiração para os amantes do futebolAFP
O dia 29 de dezembro tornou-se uma data triste e de recordações em todo o mundo do futebol. Há exatamente um ano falecia Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, apontado por muitos como o maior jogador de todos os tempos.

Pelé acabou por falecer aos 82 anos, vítima de falência múltipla de órgãos devido à progressão de um cancro no cólon, diagnosticado em 2021.

Internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, durante um mês, o Rei do Futebol acabou por não resistir no ano passado.

O seu legado, no entanto, é eterno e inspira milhões de pessoas por todo o mundo, dos atuais astros da bola a quem sonha em chegar ao topo do futebol mundial.

Pelé sempre foi sinónimo de arte, a expressão máxima do futebol brasileiro e que tornou o número 10 numa camisola mítica, vestida pelos craques. Não há e não haverá ninguém como Pelé, um dos maiores atletas de todos os tempos. O Rei do Futebol e o Livro dos Recordes apontam 1.283 golos, a maior marca de todos os tempos. 

Com a camisola do Santos, foi hexacampeão brasileiro, bicampeão da Taça Libertadores, bicampeão mundial de clubes e decacampeão paulista.

Na seleção brasileira, o 10 foi sublime, conquistando três Campeonatos do Mundo, o primeira em 1958 com apenas 17 anos de idade, lançando-se ao mundo como um prodígio do desporto.

Dono de sete Bolas de Ouro, ainda se aventurou nos Estados Unidos à procura da popularização do desporto no país, tornando-se campeão da então North American Soccer League, uma precursora da MLS, em 1977.

Quando faleceu no ano passado, Cristiano Ronaldo, um dos maiores nomes do futebol mundial na atualidade, escreveu um belo texto em homenagem ao Rei, celebrando a história e o legado para as próximas gerações.

"Um mero “adeus” ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre. O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhámos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé", escreveu Cristiano Ronaldo.

Esta sexta-feira, o mundo do futebol reverencia mais uma vez Pelé, com múltiplas homenagens ao camisola 10 que para sempre será lembrado em todos os corações.

Menções