Mais

Heitinga vai voltar ao Ajax como treinador e terá Keizer (ex-Sporting) como adjunto

John Heitinga foi um dos adjuntos de Arne Slot no Liverpool
John Heitinga foi um dos adjuntos de Arne Slot no LiverpoolREUTERS / Phil Noble
O Ajax chegou a acordo com John Heitinga para assumir o cargo de novo treinador principal, com o antigo técnico do Sporting Marcel Keizer a ser o seu adjunto, noticiaram vários meios de comunicação social neerlandeses esta sexta-feira.

Heitinga, de 41 anos, vem do Liverpool, onde foi um dos assistentes de Arne Slot esta época, fazendo parte da conquista da Premier League.

Heitinga assinará um contrato de dois anos, segundo os principais meios de comunicação social neerlandeses, substituindo o italiano Francesco Farioli, que se demitiu no início do mês, depois de o Ajax ter perdido uma vantagem de nove pontos e ter sido derrotado pelo PSV Eindhoven.

O Ajax ainda não fez qualquer anúncio.

Heitinga, que jogou 87 vezes pelos Países Baixos, trabalhou anteriormente como adjunto do então treinador do Ajax, Marcel Keizer, na época 2016/17. As reservas do clube competem na segunda divisão neerlandesa e ficaram em segundo lugar nessa época, mas não puderam ser promovidas.

Heitinga foi também treinador interino do Ajax de janeiro a junho de 2023, após o despedimento de Alfred Schreuder, e levou o clube ao terceiro lugar e à final da Taça dos Países Baixos, onde perdeu para o PSV nos penáltis. No entanto, não lhe foi oferecido o lugar de forma permanente depois disso.

Keizer foi promovido a treinador do Ajax em meados de 2017, mas foi demitido após cinco meses no cargo e substituído por Erik ten Hag, que teve uma época de sucesso à frente da equipa de Amesterdão.

Ten Hag era candidato a regressar ao Ajax para a próxima época, mas preferiu aceitar uma proposta do Bayer Leverkusen.

Heitinga passou pelas camadas jovens do Ajax e conquistou dois títulos de campeão nos oito anos que passou na equipa principal, tendo depois jogado no Atlético de Madrid, Everton, Fulham e Hertha de Berlim.

Regressou ao Ajax em 2015, mas retirou-se rapidamente após uma série de lesões.