Foi a segunda vitória consecutiva da equipa franco-japonesa em Suzuka. Takumi Takahashi, de 35 anos, tem agora um recorde de sete vitórias no evento.
Johann Zarco, também com 35 anos, compete habitualmente no campeonato do mundo de MotoGP pela equipa Honda-LCR e venceu o Grande Prémio de França deste ano em maio. Aproveitou a pausa de verão no MotoGP para fazer outra corrida de resistência "freelance" para o fabricante japonês.
Zarco e Takahashi tiveram de partilhar o guiador na sequência da desistência de última hora do espanhol Iker Lecuona, que se lesionou na semana passada.
"É muito difícil com dois pilotos", disse Zarco após a chegada.
"Está muito calor, transpira-se muito e o tempo de recuperação é muito curto. Espero que no próximo ano sejamos três", acrescentou. No entanto, Zarco fez a sua tradicional cambalhota para trás no pódio.
A Honda #30 partiu da pole position depois de Zarco ter batido o recorde de volta da pista para a classe na qualificação. Lutou durante toda a corrida pela liderança com a Yamaha n.º 21, segunda na grelha, pilotada pelo japonês Katsuyuki Nakasuga, pelo italiano Andrea Locatelli e por outro piloto de MotoGP, o australiano Jack Miller.
As intervenções do safety car nas duas últimas horas da corrida transformaram o final desta prova de resistência num verdadeiro teste de velocidade. Mas a Honda conseguiu manter a sua posição, terminando com quase 35 segundos de vantagem sobre a Yamaha.
A corrida, disputada com bom tempo e temperaturas elevadas, foi marcada por numerosas quedas, incluindo a do BMW da Motorrad World Endurance Team n.º 37 e de outros favoritos, como a YART Yamaha n.º 7 e a SERT Suzuki n.º 1, que, no entanto, conseguiram terminar no pódio, com uma volta de atraso.
No campeonato do mundo, é a equipa YART-Yamaha que lidera à frente da BMW Motorrad. A última ronda do campeonato EWC, o Bol d'Or, será disputada durante 24 horas nos dias 20 e 21 de setembro, no circuito de Castellet (França).