Mais

Hóquei: Benfica deixa Juventude de Viana em posição precária (0-5), Barcelos vence Tomar (3-2)

Atualizado
Óquei de Barcelos venceu ao cair do pano
Óquei de Barcelos venceu ao cair do panoFPP
O Benfica viajou até Viana do Castelo para vencer a Juventude por 0-5 num jogo pautado pelo equilíbrio até à segunda parte, nesta 24.ª e antepenúltima jornada do campeonato nacional. O Juventude de Viana está a cinco pontos da salvação, enquanto as águias estão a um ponto do líder Sporting. Mais tarde, o Óquei de Barcelos teve de suar para vencer o SC Tomar por 3-2 e reforçar o quarto posto.

Juventude Viana 0-5 Benfica

O Pavilhão Municipal José Natário teve as bancadas bem preenchidas para este duelo importante na luta pela manutenção, mas nem o apoio do público ajudou a turma de André Torres a recordar os velhos tempos e bater o pé a um gigante da modalidade. 

As águias ainda desperdiçaram duas bolas paradas - um penálti de João Rodrigues e um livre direto de Pau Bargalló defendido por Mati Bridge -, até que o avançado português conseguiu quebrar o impasse a um minuto do descanso, aproveitando o power play.

Na segunda parte, os vianenses até entraram bem e estiveram muito perto de fazer o empate, mas os comandados de Edu Castro foram clínicos dentro de área. Nil Roca bisou, assim como João Rodrigues e Gonçalo Pinto marcou pelo meio entre os 30 e 38 minutos, com os últimos três golos a aparecerem num espaço de quatro minutos. 

Foi um golpe no estômago dos homens da casa, que se mantêm no penúltimo lugar, que dita a descida de divisão, a cinco pontos da salvação e com apenas duas jornadas para o fim do campeonato. Por outro lado, o Benfica reforçou o segundo posto, a um ponto do líder Sporting, sendo que na jornada seguinte há Clássico entre leões e o FC Porto, atual terceiro.

Óquei de Barcelos 3-2 SC Tomar

O Óquei de Barcelos chegou à vantagem ainda na primeira parte, por intermédio de Santi Chambella, aos 13 minutos, que atirou uma bomba de meia distância para inaugurar o marcador. No entanto, os forasteiros ripostaram com um desvio à matador de Xanoca logo no arranque do segundo tempo que, no minuto seguinte, viu cartão azul e permitiu um livre direto a Danilo Rampulla, que acertou no ferro.

A turma de Nuno Lopes segurou o ímpeto ofensivo do adversário durante o power play, mas sucumbiu a uma recarga de Rampulla, que apareceu no sítio certo para empurrar. Os leões do Ribatejo, no entanto, voltaram a empatar o partida no minuto seguinte, num remate forte de Lucas Honório - o herói dos sub23 de Portugal no Euro -, que Conti Acevedo ainda defendeu, mas não segurou.

O equilíbrio manteve-se até ao final, mas a dois minutos do fim houve uma grande penalidade assinalada a favor dos comandados de Rui Neto por alegada mão na bola de Xaroca dentro de área, que motivou muitos protestos vindos do banco. Indiferente a isso, Miguel Rocha assumiu a marcação e enganou António Marante para selar os três pontos para a equipa da casa.

Tabela do campeonato
Tabela do campeonatoFPP