Os Países Baixos, que são também as atuais campeãs olímpicas e mundiais, conquistaram o seu quinto título europeu consecutivo depois de Pien Dicke e Luna Fokke terem colocado a equipa a vencer por dois golos nos primeiros vinte minutos. A capitã da Alemanha, Lisa Nolte, marcou o único golo das anfitriãs aos 35 minutos.
A Alemanha procurou reentrar no jogo e esteve perto de o conseguir quando Yibbi Jansen, a especialista dos Países Baixos em cantos de penálti, recebeu o segundo cartão verde e foi para o banco de penalização. Duas excelentes defesas de Anne Veenendaal impediram que a Alemanha chegasse ao importantíssimo golo do empate.
A final de domingo foi o 88.º jogo consecutivo das holandesas em grandes torneios sem perder no tempo regulamentar. A última vez que a equipa feminina dos Países Baixos não venceu um jogo num grande torneio no tempo regulamentar foi em 2011.
No sábado, os Países Baixos perderam para a Alemanha na final masculina, o que significa que a Alemanha teve a oportunidade de completar a primeira dobradinha europeia desde 2013.
"Foi uma grande luta nossa do início ao fim. Estou imensamente orgulhosa desta jovem equipa. O resultado apertado é muito amargo", disse Selin Oruz, que vai terminar a sua carreira internacional. A treinadora alemã Janneke Schopman elogiou a sua equipa por um "jogo muito bom. Mas quando chegamos tão perto, dói".