Sporting 1-3 Óquei de Barcelos
O jogo grande desta 22.ª jornada opunha o primeiro ao quarto classificado num tira-teimas depois de uma vitória para cada lado ao longo da época, sendo que esse triunfo dos barcelenses afastou os campeões europeus da Liga dos Campeões.
Numa grande partida de hóquei, disputada a grande ritmo e com oportunidades para os dois lados, Conti Acevedo voltou a mostrar porque é um dos melhores guarda-redes do mundo e o Óquei uma das equipas mais entusiasmante. No entanto, o golo inaugural coube aos anfitriões num lance fortuito, em que um passe de Nolito Romero desviou num defesa e traiu o guardião argentino, aos 18 minutos.
A resposta não tardou a aparecer, também com alguma felicidade, com o remate de Pol Manrubia na cara de Girão a passar entre o ombro e capaceta do guarda-redes antes de atravessar a linha de golo por alguns centímetros. Ainda antes do intervalo, João Souto viu azul, Miguel Rocha assumiu o livre direto, Girão defendeu por duas vezes, mas, à terceira, fez mesmo a reviravolta antes do descanso.
Na segunda parte, a equipa de Edo Bosch arriscou, mas a muralha erguida por Conti Acevedo era difícil de ultrapassar e nem o livre direto de Nolito Romero conseguiu restabelecer a igualdade. Confortáveis a defender, os nortenhos aproveitaram uma recuperação a meio-campo para isolar Vieirinha, que surpreendeu ao levantar o esférico e rematar a meia altura ainda antes de grande área, para fazer o 1-3 em grande estilo, a seis minutos do fim.
Até à buzina final, Miguel Rocha ainda falhou um livre direto perante Girão e, já nos últimos segundos, Verona não conseguiu converter uma grande penalidade devido, novamente, à grande exibição de Conti Acevedo. O Sporting mantém-se assim no primeiro lugar, com 55 pontos, mais um do que os rivais históricos, enquanto o Óquei de Barcelos soma 48, no quarto posto.
AD Sanjoanense 2-4 FC Porto
Numa deslocação sempre difícil a São João da Madeira, com o Caldeirão praticamente cheio, os dragões conseguiram sair com os três pontos graças a uma primeira parte de bom nível que permitiu uma gestão do resultado na fase final do encontro para travar a recuperação da turma de Reinaldo Ventura.
O capitão Gonçalo Alves quebrou a resistência dos anfitriões, aos 10 minutos, com um remate de meia distância que bateu Juanma Carrión, o guarda-redes argentino que ainda travou um livre direto de Carlo di Benedetto antes de voltar a ser batido pelo internacional português no power play. Aos 17', a paciência do ataque azul e branco trouxe a recompensa, com Gonçalo Alves a aproveitar um ressalto para fazer o 0-2 que se registou ao intervalo.
Carrión saiu lesionado e Guilherme Pedruco ocupou os postes para o resto da partida. Nos primeiros instantes da segunda parte, Luís Filipe viu um cartão azul por protestos e o capitão portista assinou o hat-trick de livre direto. Carlo di Benedeto dilatou logo a seguir para uns quase inalcançáveis 0-4, mas os homens da cidade do trabalho não baixaram os braços.
Mathi Arnaéz deu o mote com um tiraço do meio da rua para bater Malián pela primeira vez, enquanto Hugo Santos falhou um livre direto, mas, em power play, Andrés Castaño reabriu a discussão pelo resultado final, a nove minutos do fim. No entanto, veio ao de cima a experiência dos homens de Ricardo Ares que meteram gelo na partida e seguraram os três pontos até à buzina final.
Com este resultado, os azuis e brancos somam 54 pontos, menos um do que o Sporting.
Benfica 3-0 HC Braga
No Pavilhão da Luz, as águias entraram com o patim direito e marcaram logo aos três minutos, por intermédio de Zé Miranda, que executou um grande remate de primeira para quebrar a resistência de Diogo Fernandes.
Os bracarenses tentaram reagir, mas a tarde era mesmo do jovem internacional português que, aos 17 minutos, voltou a puxar a culatra atrás para fazer o segundo, aproveitando a confusão junto à baliza dos forasteiros, resultado que se verificava ao intervalo.
Numa segunda parte tranquila para os comandados de Edu Castro, Lucas Ordoñez ainda falhou um livre direto no frente a frente com Diogo Fernandes, que foi evitando que a diferença se avolumasse. Já perto do final do encontro, houve livre direto para o Benfica, cedido a Zé Miranda que não desperdiçou a oportunidade e assinou o hat-trick num lance incrível, ao simular o remate antes de fazer uma picadinha.
Com este resultado, o Benfica soma os mesmos 54 pontos dos dragões e estão a um do Sporting.
Outros resultados:
Juventude Pacense 3-0 Oliveirense
