Mais

Hóquei em patins: Benfica fora da final da Liga dos Campeões feminina (5-2)

Benfica perdeu com o Palau i Plegamans em Barcelona
Benfica perdeu com o Palau i Plegamans em BarcelonaSL Benfica
O Benfica foi este sábado derrotado pelas espanholas do Palau i Plegamans, por 5-2, nas meias-finais da Liga dos Campeões feminina de hóquei em patins, falhando a presença na final de domingo.

Em Palau-solità i Plegamans, nos arredores de Barcelona, as detentoras do campeonato espanhol e anfitriãs da fase decisiva da competição marcaram por Carla Fontdeglòria (19 minutos), Aina Florenza (22, 48 e 49), o último de livre direto, e Laura Puigdueta (42), de penálti, enquanto Maria Sofia Silva (20) e Aimée Blackman (46) reduziram pelas ‘águias’.

O Benfica, 11 vezes campeão português desde 2012/13, buscava a terceira presença na final, após 2014/15, quando se tornou o único clube não espanhol a arrebatar a prova, e 2017/18, mas vacilou perante o vencedor em 2020/21 e 2021/22 e segundo em 2018/19.

Na final, agendada para domingo, o Palau i Plegamans vai medir forças com as também espanholas do Gijón ou do Esneca Fraga, que se vão defrontar hoje, na outra meia-final.

O Esneca Fraga é o atual detentor da Liga dos Campeões, cujo palmarés inclui 16 êxitos espanhóis em 17 edições, tendo o Voltregà e o Gijón como recordistas, ambos com seis.

Volvido um arranque com oportunidades nas duas áreas, o Palau i Plegamans inaugurou o marcador aos 19 minutos, beneficiando da recarga de Carla Fontdeglòria ao remate exterior de Aina Florenza bloqueado de forma imperfeita pela guarda-redes Maria Vieira.

O Benfica solicitou um desconto de tempo e igualou no minuto seguinte, por Maria Sofia Silva, na sequência de um ‘disparo’ de longe de Raquel Santos contra a tabela de fundo.

Um lance de envolvimento ditaria o 2-1 do Palau i Plegamans a três minutos do intervalo, quando Florenza conduziu na direita, baralhou as marcações contrárias e atirou cruzado.

A segunda parte começou com um penálti contra o Benfica, pois Maria Vieira prendeu a bola numa defesa aos pés de Florenza, que falhou o alvo na conversão, aos 35 minutos.

O conjunto treinado por Paulo Almeida tentou ripostar, mas uma falta de Sofia Moncóvio sobre a capitã Berta Busquets levaria novamente o Palau i Plegamans para a marca dos 5,40 metros, onde Laura Puigdueta ampliou a diferença para dois golos, aos 42 minutos.

Se a espanhola Aimée Blackman reduziu aos 46, ao selar uma transição iniciada com o desarme da capitã Marlene Sousa sobre Puigdueta, Florenza repôs a margem aos 48, intercetando um passe equivocado de Maria Sofia Silva para se isolar ante Maria Vieira.

No penúltimo minuto do jogo, com o Benfica desnorteado, Aina Florenza festejou o ‘hat-trick’ de livre direto, após cartão azul a Raquel Santos, por travar Fontdeglòria em falta.