Hóquei em patins: Benfica segue perfeito (2-0), Sporting não desarma (6-3), FC Porto vence (1-5)

Atualizado
Benfica voltou a festejar
Benfica voltou a festejarSL Benfica

O Benfica somou a nona vitória em nove jogos no campeonato e segue com registo imaculado, depois de bater o SC Tomar. O Sporting segue na perseguição às águias, com um triunfo diante da Juventude Pacense. Já o FC Porto subiu ao quinto posto ao bater o Valongo por 1-5.

Valongo 1-5 FC Porto

Sem margem para cometer mais erros na fase regular, os dragões visitaram o terreno sempre complicado do Valongo e começaram na frente do marcado graças a um golo de Carlo di Bnedetto. Um minuto depois de Folhetas ter visto o cartão azul, Gonçalo Alves aproveitou o power play para dobrar a vantagem, reduzida logo a seguir por Gabi Azevedo, com o 1-2 a manter-se ao intervalo.

No reatamento, uma entrada demolidora com o bis dos dois portistas acima mencionados deixaram a turma de Paulo Freitas com uma diferença confortável no marcador. Os anfitriões ainda tiveram uma boa oportunidade para entrar na discussão, mas Xavi Malián travou o penálti de Franco Pósito e Hélder assinou o resultado final. 

Com este resultado, o FC Porto soma 16 pontos no quinto lugar e o Valongo é oitavo, com 11.

Benfica 2-0 SC Tomar

Nove jornadas, nove vitórias, três jogos sem sofrer golos. O Benfica está de vento em popa no campeonato nacional de hóquei em patins e desta vez a vítima foi o SC Tomar.

O triunfo começou a ser construído logo aos 11 minutos quando Zé Miranda assistiu Gonçalo Pinto. À beira do intervalo, os nabantinos tiveram a oportunidade de empatar, mas Pedro Henriques defendeu o livre direto de Rémi Herman, assinalado pela 10.ª falta encarnada.

Na etapa complementar, o Benfica teve uma oportunidade de ouro para aumentar o marcador, mas Zé Miranda falhou um livre direto. Isso abriu uma reta final tensa, em que o SC Tomar tentou de tudo para chegar ao empate e acabou por sofrer das consequências, quando Gonçalo Pinto (50’) aproveitou a baliza vazia para fazer o segundo tento e selar a vitória.

O Benfica lidera com 27 pontos, mais cinco que o Sporting.

Sporting 6-3 Juventude Pacense

No Pavilhão João Rocha, o Sporting teve um triunfo mais complicado que os números indicam diante da Juventude Pacense. Os leões permanecem como o principal perseguidor ao Benfica.

A primeira parte foi marcada pelos guarda-redes. Xano Edo foi o primeiro a mostrar-se ao defender o penálti de Tomás Pereira. No minuto seguinte, Gabi Costa defendeu o castigo máximo de Rafa Bessa. E nesta contenda de guardiões, foi o leonino que levou a melhor ao defender um segundo penálti, desta feita marcado por Diogo Abreu.

Os golos ficaram resolvidos para a segunda parte. Alessandro Verona bisou (26’ e 33’) e Nolito Romero (31’) ajudou o Sporting a fixar uma vantagem confortável com Xano Edo a defender um penálti de Miccoli. 

Contudo, a Juventude Pacense ganhou ânimo. Miccoli (34’ e 36’) e Joca (34’) empataram a partida no espaço de dois minutos, para surpresa no Pavilhão João Rocha. Foi preciso uma investida leonina nos minutos finais – Santiago Honório (44’), Alessandro Verona (45’) e Nolito Romero (48’)  - para selar a vitória.

Resultados da 9.ª jornada

Sanjoanense 5-3 Turquel

HC Braga 6-4 Carvalhos

Riba d’Ave 3-3 Oliveirense

Póvoa 7-9 OC Barcelos