Os encarnados venceram o dérbi eterno e conquistaram a Elite Cup pela terceira vez consecutiva. São os grandes dominadores do primeiro troféu da temporada.
Sporting 2-4 Benfica
Tal como na edição de 2023, em Tomar, Sporting e Benfica decidiram a final da Elite Cup. Desta feita, o duelo realizou-se em Odivelas, mas o resultado acabou por ser o mesmo com o dérbi eterno a sorrir aos homens de vermelho.
O Benfica colocou-se em vantagem logo aos 8 minutos, quando João Rodrigues finalizou o passe de Nil Roca. O segundo golo chegou pouco depois, com Zé Miranda (12’) a ver Xano Edo segurar um penálti, mas a ser mais lesto na recarga para festejar pelos encarnados.
A etapa complementar arrancou com o Sporting em Power Play e com uma oportunidade de ouro para dar início à recuperação, mas Roc Pujadas (26’) viu Conti Acevedo falhar o penálti. O desperdício custou caro, com Nil Roca (31’) a fazer o terceiro das águias e a construir uma vantagem confortável.
Rafael Bessa (37’) reduziu para o Sporting e deu nova vida aos leões. No minuto final, na primeira jogada em que o conjunto verde e branco tentou o 5x4, Bessa (39') bisou e lançou uma ponta final emocionante, na procura pelo empate. Contudo, o golo não chegou - Rampulla chegou a acertar no ferro a 17 segundos do final - e a festa foi mesmo vermelha, com Zé Miranda (50') a bisar nos instantes finais, com a baliza aberta.
O Benfica confirmou o domínio na Elite Cup e ergueu o troféu pela terceira vez consecutiva. FC Porto e OC Barcelos são os outros vencedores deste troféu que leva cinco edições.
Quartos de final (26 de setembro):
FC Porto 3-3 Juventude Pacense (2-0 gp)
OC Barcelos 1-2 Oliveirense
Benfica 3-2 SC Tomar
Sporting 4-2 Sanjoanense
Meias-finais (27 de setembro)
FC Porto 1-2 Sporting
Oliveirense 2-3 Benfica
Final (28 de setembro)
Sporting 2-3 Benfica