Hóquei em patins: FC Porto goleia CD Póvoa (0-5), Benfica e Sporting empatam em dérbi emocionante (2-2)

Atualizado
Di Benedetto e Rampulla estiveram destaque
Di Benedetto e Rampulla estiveram destaqueSL Benfica

Os dragões entraram no novo ano com o stick direito graças uma goleada na Póvoa de Varzim. No dérbi da 11.ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins, que abriu o ano de 2026, Benfica e Sporting terminaram empatados. Leões tornaram-se na primeira equipa a roubar pontos aos encarnados nesta edição da prova, mas não conseguiram reduzir a distância de cinco pontos depois de terem estado a vencer por duas vezes.

CD Póvoa 0-5 FC Porto

Horas depois do dérbi, o FC Porto entrou em pista para defrontar o CD Póvoa e recuperar pontos aos grandes rivais. E os azuis e brancos não desiludiram.

Numa partida completamente dominada, os dragões adiantaram-se com um golo de Carlo di Benedetto (6’). Pol Manrubia (13’) dilatou a vantagem azul e branca e garantiu uma almofada confortável à ida para os balneários.

No regresso do segundo tempo, o FC Porto entrou a todo o gás e decidiu a partida no espaço de 10 minutos. Gonçalo Alves bisou (29’ e 34’), Carlo di Benedetto (35’) também somou o segundo da conta pessoal e definiram o marcador final.

Com este resultado, o FC Porto passou a somar 22 pontos e subiu ao quarto lugar. Está a nove do líder Benfica, a cinco do OC Barcelos e a quatro do Sporting. O CD Póvoa é o último classificado, sem qualquer ponto.

Benfica 2-2 Sporting

2026 abriu com um grande dérbi de hóquei em patins. Benfica e Sporting defrontaram-se no Pavilhão da Luz, em duelo da 11.ª jornada do campeonato nacional, num embate entre o invicto primeiro classificado e o segundo.

Os primeiros minutos foram marcados por grandes exibições dos guarda-redes. Conti Acevedo negou a primeira grande oportunidade numa incursão de Rafa Bessa, enquanto Xano Edo ia segurando as perigosas tentativas de meia distância do Bnefica.

Acabou por ser o Sporting o primeiro a abrir o marcador, com Danilo Rampulla (9’) a responder da melhor maneira ao passe de Nolito Romero. Contudo, a vantagem leonina não durou muito, já que Gonçalo Pinto (12’) desviou o disparo de Lucas Ordoñez e conseguiu deixar tudo igual.

Antes do intervalo, o Benfica teve uma oportunidade de ouro para consumar a reviravolta, mas Xano Edo voltou a agigantar-se e defendeu o penálti de Zé Miranda para segurar a igualdade no regresso aos balneários.

No segundo tempo, as bolas paradas acabaram por ser um tema em 25 minutos que não foram tão bem jogados. O Sporting aproveitou a 10.ª falta do Benfica para se voltar a colocar na frente do marcador, desta vez com Nolito Romero a bater Conti Acevedo.

Depois foi a vez de Xano Edo reassumir o papel de herói. Defendeu o penálti de João Rodrigues e o livre de Lucas Ordoñez na 10.ª falta leonina. Mas no melhor pano acabou por cair a nódoa e uma infelicidade do guarda-redes leonino, ao desviar uma bola de Roberto di Benedetto acabou por resultar no empate encarnado aos 39 minutos.

Apesar de múltiplas tentativas até à buzina final, o empate não mudou. O Sporting tornou-se na primeira equipa a roubar pontos ao Benfica nesta edição do campeonato, mas prolongou o jejum sem vencer na Luz para a principal prova nacional, que dura desde 2019.

Os encarnados lideram com 31 pontos e seguram a vantagem de cinco para os leões (26). Quem pode capitalizar é o OC Barcelos que está no terceiro lugar com 24 pontos, mas dois jogos por disputar.

Resultados da 11.ª jornada

Benfica 2-2 Sporting

HC Braga 5-3 Turquel

Oliveirense 4-6 SC Tomar 

Valongo 4-2 Juventude Pacense

Carvalhos 5-11 OC Barcelos

Sanjoanense 2-4 Riba d’Ave

CD Póvoa 0-5 FC Porto