Mais

Hóquei em patins: Itália atira Portugal para o bronze no Mundial sub-19

A Itália vai disputar pela primeira vez uma final da categoria
A Itália vai disputar pela primeira vez uma final da categoriaWSG Argentina 2022
A Itália eliminou Portugal (6-3) nas meias-finais do Campeonato do Mundo de sub-19 e apurou-se pela primeira vez para a final, depois de ter aproveitado a entrada em falso da seleção portuguesa que, aos sete minutos, já perdia por três golos de diferença.

No mítico Aldo Cantoni, os azzurrini entraram bastante bem na primeira meia-final do dia e, com um hat-trick de Giulio Piccoli, colocaram-se com uma vantagem confortável ainda numa fase precoce do desafio. A seleção das quinas respondeu e reduziu para a margem mínima ainda no primeiro tempo, fruto dos golos de Tiago Sanches e Diogo Pernas.

Na segunda-parte os italianos replicaram o que fizeram na etapa inaugural e aumentaram para 5-2 nos primeiros minutos, com golos de Giole Piccoli e Matteo Cardella. Já com a derrota confirmada, Miguel Henriques ainda reduziu, antes de Leonardo Diquigiovanni fazer o 6-3 final, naquela que foi a primeira vitória de sempre dos transalpinos sobre Portugal numa partida do Mundial sub-19.

Seleção da casa vence Espanha

Na outra partida das meias-finais, o Aldo Cantoni esgotou e viu a Argentina vencer a Espanha (5-3 após prolongamento), carimbando assim o segundo passaporte para a final.

A Espanha até entrou melhor no desafio e chegou ao intervalo a vencer por 2-0, com golos de Bruno Saavedra e Sebastiá Moncusi. No entanto, Joaquin Olmos e Giuliano Giuliani empataram a partida em apenas três minutos. Saavedra voltou a colocar os espanhóis na frente, mas Francisco Torres voltou a empatar a menos de três minutos do fim, levando o jogo para prolongamento.

No tempo extra, Torres bisou na partida e, já com a Espanha a jogar sem guarda-redes na baliza, Giuliani fez o tento da vitória da Argentina, que procura voltar a conquistar o troféu erguido pela primeira e única vez em 2005.

Com estes resultados, Itália e Argentina vão disputar uma inédita final na competição sub-19, já que esta é a primeira vez que a partida da decisão não contará com uma equipa da Península Ibérica. A partida está agendada para as 22:30 deste sábado. Antes, às 20:00, Portugal e Espanha entram na quadra na partida que vai decidir quem fica com a medalha de bronze.