Espanha 4-4 (1-2 g.p) Portugal
A seleção portuguesa entrou determinada e abriu o marcador cedo (5’), mas a Espanha respondeu com dois golos, virando o resultado para 2-1, por intermédio de Copa (7’) e Domenech (9’).
Antes do intervalo, Honório empatou através de uma grande penalidade, levando o jogo empatado (2-2) para o descanso.
Na segunda parte, os espanhóis voltaram a adiantar-se com o bis de Copa, mas Honório restabeleceu a igualdade (3-3), forçando o prolongamento.
No tempo extra, a vantagem ainda sorriu a Portugal até aos últimos 30 segundos da segunda parte do prolongamento, novamente graças a Lucas Honório.
Contudo, uma grande penalidade permitiu a Nil Cervera empatar para a Espanha, levando a decisão do título europeu sub-23 para o desempate por penáltis.
Aí, instalou-se a polémica: Lucas Honório pareceu converter o 1-1, mas o árbitro entendeu que a bola não ultrapassou completamente a linha de baliza. Ainda assim, Portugal recuperou com os golos de Tomás Santos e Viti, e sagrou-se campeão europeu sub-23.
Com esta vitória, Portugal vinga a derrota na fase de grupos (8-5) e conquista o título europeu sub-23 numa prova em que Lucas Honório, com 17 golos marcados, foi o principal destaque.
