Mais

Hóquei em patins: Portugal goleia França na segunda jornada do Europeu feminino (7-2)

Jogadoras da seleção celebram triunfo
Jogadoras da seleção celebram triunfoFPP

A seleção portuguesa feminina de hóquei em patins goleou a França por 7-2, na segunda jornada do Grupo A da 17.ª edição do Campeonato da Europa da modalidade, que decorre em Paredes.

A capitã Sofia Moncóvio lesionou-se no treino da manhã (entorse no pé esquerdo) e desfalcou Portugal, mas as colegas deram boa conta do recado, num jogo bem menos exigente do que o da véspera com a Itália (vitória por 5-3).

A França resistiu oito minutos ao poderia do combinado luso, e até pode dizer-se que protagonizou o momento da primeira parte quando Ninon Dubocquet, no último minuto, anotou o tento de honra, com um remate de longe. 

Tudo o resto que se viu na pista foi Portugal em posse e ao ataque, entre várias combinações, ações individuais, muitos remates e, consequentemente, golos.

Num jogo de sentido único, Raquel Santos marcou o primeiro, aos oito minutos e ‘bisou’, aos 12, um minuto antes de Beatriz Várzeas, que já acertara no ferro, fazer o terceiro.

Maria Sofia Silva também inscreveu o seu nome na lista de marcadores, e fê-lo em dose dupla, aos 17 e 18 minutos, antes de Leonor Coelho dar expressão à goleada, anotando o sexto de Portugal, aos 20. 

A selecionadora francesa trocou de guarda-redes ao intervalo, e Lili Bouchoux fez de tudo para evitar mais golos na sua baliza, apenas não evitando o remate da hoje capitã Leonor Coelho, após trabalho individual e alguma indefinição de Marlene Sousa.

Este golo surgiu aos 42 minutos, num segundo tempo menos efetivo do combinado luso, que até começou por sofrer o segundo tento das gaulesas, numa boa finalização de Axelle Husson, aos 34. 

No outro jogo do Grupo A, a campeã Espanha goleou a Itália por 5-0.

No histórico de vitórias em 16 campeonatos europeus femininos, Portugal soma três troféus, o último conquistado há 24 anos, em 2001, depois dos triunfos obtidos em 1997 e 1999, num ‘ranking’ liderado pela Espanha, com oito triunfos, os últimos sete de forma consecutiva.