Mais

Hóquei em patins: Sporting eliminado da Taça WSE pelo Igualada nos penáltis (3-2, 2-1 gp)

Atualizado
Igualada fez a festa diante do Sporting
Igualada fez a festa diante do SportingIgualada HC
Depois de terem vencido no Pavilhão João Rocha, os leões acabaram por sucumbir na visita a Espanha. Falham a final four da competição, um ano depois de terem vencido a Liga dos Campeões.

Igualada 3-2 Sporting (2-1 gp)

Depois da eliminação da Liga dos Campeões de hóquei em patins, onde viu frustrada a tentativa de defender o título conquistado na época passada, o Sporting desceu até à Taça WSE e depois de eliminar o HC Braga (10-6 no agregado), ia medir forças com o Igualada, nos quartos de final.

A equipa de Edo Bosch chegou a Espanha com um triunfo por 3-2 no Pavilhão João Rocha e precisava de conservar essa vantagem para chegar à final four. E tudo parecia bem encaminhado quando Toni Pérez (9’) e Alessandro Verona (10’) deixaram os leões a vencer por 0-2 no Pavelló Polisesportiu Les Comes, 2-5 na eliminatória.

Contudo, apoiada por uma bancada fervorosa, a equipa espanhola não baixou os braços. Marc Rouzé (21’) deu início à reviravolta ainda no primeiro tempo, Miguel Cañadillas (37’) empatou tudo no segundo tempo e foi Rouzé (48’) a mandar um balde de água fria e igualar a eliminatória.

Sem golos no prolongamento, foi preciso recorrer a penáltis para descobrir o primeiro semifinalista desta Taça WSE. Joel Roma e Alessandro Verona marcaram a primeira stickada de cada equipa, depois seguiu-se um festival de defesas de Ângelo Girão e Guillem Torrents, até que Cañadillas conseguiu bater o guarda-redes português na quarta série e enviar o Igualada para a meia-final.

O Sporting de Tomar garantiu a presença na final four, ao vencer em casa o Voltregá, por 3-1, conseguindo a reviravolta na eliminatória, depois de ter sido derrotado por 4-3 em Espanha.

Os tomarenses vão estar pela segunda vez na meia-final de uma competição europeia, depois de, em 2021/22, terem chegado a essa fase na Liga dos Campeões, perdendo para o Valongo, numa edição sem grande parte dos maiores clubes, em discordância com a federação internacional.

Uma vitória em Itália, por 5-4, abria boas possibilidades ao Riba D’Ave de chegar às meias-finais, mas o Sarzana acabou por empatar a eliminatória com um triunfo por 2-1. A equipa portuguesa garantiu, porém, a qualificação nos penáltis, por 3-1.

O Riba D’Ave, que tinha sido relegado da Liga dos Campeões, depois de cair na qualificação, chega pela primeira vez às meias-finais de uma competição europeia.

Na outra meia-final, o Igualada vai defrontar o vencedor do confronto entre Lleida e La Vendéenne, com clara vantagem para o conjunto espanhol, que venceu em França por 8-3 na primeira mão.

Resultados dos quartos de final:

Primeira mão:

Sarzana 4-5 Riba d’Ave 

Voltregà 4-3 SC Tomar

Sporting 3-2 Igualada

La Vendéenne 3-8 Lleida

Segunda mão:

Riba d’Ave 1-2 Sarzana (3-1 após penáltis)

SC Tomar 3-1 Voltregà

Igualada 3-2 Sporting (2-1 após penáltis)

Lleida 6-0 La Vendéenne