Histórico. O Sporting sagrou-se campeão mundial de clubes de hóquei em patins. Na madrugada desta segunda-feira, em San Juan, na Argentina, o emblema leonino bateu o Barcelona no prolongamento (3-2) e venceu a primeira edição do novo formato, que veio render a antiga Taça Intercontinental.
No Estádio Aldo Cantoni, uma das mecas do hóquei mundial, o primeiro tempo começou equilibrado. Nolito Romero viu Chencho Fernández defender um penálti, mas no minuto seguinte Alessandro Verona (12’) colocou os leões em vantagem. Ainda antes do intervalo, uma traição. Ferran Font (20’), antigo jogador verde e branco, empatou para o Barcelona e mandou tudo igual para os balneários.
O segundo tempo abriu com o bis de Ferran Font (29’) eu um domínio do Barcelona que só parou em Xano Edo, guarda-redes que esteve em grande ao defender um livre direto e evitar o hat-trick do ex-leão. Mais pontaria teve Nolito Romero (42’) que concretizou um livre direto e mandou tudo para o prolongamento.
No tempo extra, Alessandro Verona acabou por ser a grande figura. O italiano marcou o golo da vitória aos 52’ e garantiu um troféu inédito para os leões..
Nos outros jogos, o OC Barcelos garantiu o lugar no pódio ao golear o Centro Valenciano (10-4). O Olimpia PC ficou pela quinta posição com o triunfo ante o San Jorge (4-5) e o Andes Talleres evitou o oitavo e último posto ao bater o Melbourne (5-7).