Hóquei em patins: Sporting vence FC Porto (5-2) de forma autoritária

Sporting dominou o FC Porto
Sporting dominou o FC PortoSporting CP

No clássico da sétima jornada, o Sporting impôs-se ao FC Porto. Duelo marcado pela homenagem a Júlio Rendeiro. Minuto de silêncio também foi especial para Xano Edo e Edo Bosch que há dois dias viram falecer o pai do treinador leonino e avô do guardião verde e branco.

Sporting 5-2 FC Porto

Três em três. Os clássicos entre Sporting e FC Porto nesta temporada estão a ser marcados por um claro ascendente leonino. Depois de encontros nas meias-finais da Elite Cup e na Supertaça, ambos vencidos pelos leões, desta feita o encontro era da sétima jornada do campeonato nacional.

E uma questão de eficácia acabou por fazer a diferença. Depois de não ter conseguido desbloquear o marcador na primeira situação de vantagem que teve, o FC Porto foi fortemente penalizado minutos depois, quando Hélder Nunes viu o cartão azul.

Em power play, o Sporting marcou por duas vezes. Facundo Navarro (12’) inaugurou o marcador e Nolito Romero (13’) fez o segundo dos leões, ambos com duas stickadas fortíssimas.

Os golos abananaram o FC Porto que ainda antes dos 20 minutos viu Diogo Barata (18’) fazer o terceiro perante um Pavilhão João Rocha que delirava. Até ao intervalo, os dragões ainda tiveram mais dois minutos em power play, mas não conseguiram concretizar, novamente, e levar algo de Lisboa parecia complicado.

A segunda parte ficou marcada pelo golo a abrir de Alessandro Verona (28’) que descansou o Sporting. Os homens de Edo Bosch baixaram linhas, o FC Porto começou a ter aproximações mais perigosas até Telmo Pinto (38’) reduzir. 

Foi o sinal de alarme para os leões, que voltaram a urdir jogadas perigosas e o resultado não tomou outras proporções porque Xavi Malián mostrou-se em grande nível na baliza azul e branca. Só não conseguiu defender o belo lance de Danilo Rampulla (47') que fez o quinto golo. No outro lado, Gonçalo Alves teve oportunidade de reduzir, mas Xano Edo defendeu o livre relativo à 10.ª falta. Contudo, Carlo di Benedetto (50') fez mesmo o segundo do FC Porto, no último lance do jogo.

O Sporting segue no terceiro lugar com 16 pontos, a dois do líder Benfica (menos um jogo e do OC Barcelos. O FC Porto é sexto classificado e no decorrer da jornada pode ser ultrapassado pelo SC Tomar, sendo que ainda não conseguiu vencer fora de casa.

Resultados da 7.ª jornada

Domingo (23 de novembro)

Valongo 3-5 OC Barcelos

Oliveirense 4-1 Turquel

Sporting 5-2 FC Porto

Quarta-feira (26 de novembro)

Benfica – Juventude Pacense (20:30)

Sanjoanense – Carvalhos (21:00)

SC Tomar – Riba d’Ave (21:00)

Póvoa – HC Braga (21:00)