Mais

Hóquei em patins: Valongo surpreendeu FC Porto (4-2), Sporting goleia Oliveirense (7-2), Benfica bate SC Tomar (3-2)

Atualizado
A festa do Sporting no João Rocha
A festa do Sporting no João RochaSporting CP
Os dragões entraram a vencer, mas acabaram derrotados em Valongo e foi apanhado pelos principais rivais no topo da tabela. No jogo grande da 10.ª jornada, uma reedição da última final da Liga dos Campeões da modalidade, o Sporting goleou o conjunto de Oliveira de Azeméis. Benfica somou a sétima vitória consecutiva.

Valongo 4-2 FC Porto

Depois de ter visto Benfica e Sporting cumprirem, o FC Porto sabia da importância de vencer o Valongo para continuar isolado na frente. Contudo, os dragões acabaram por deslizar pela segunda vez no campeonato nacional de hóquei em patins.

Hélder Nunes(3’) ainda colocou o FC Porto em vantagem, na recarga a um livre direto, mas Miguel Moura (6’) restabeleceu a igualdade quase de seguida. No segundo tempo, uma entrada forte do Valongo culminou com os golos de Kyllian Gil (27’), João Almeida (28’) e Carlitos (34’), deixando os anfitriões mais perto da vantagem.

Hélder Nunes (39’) ainda reduziu para o FC Porto, bisando na partida, mas não foi o suficiente para evitar a derrota.

O FC Porto segue na liderança com 24 pontos, os mesmos de Sporting e Benfica, mas um jogo a mais em relação aos rivais. O Valongo está na oitava posição, com 12 pontos.

Sporting 7-2 Oliveirense

A 10.ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins significou o segundo encontro entre Sporting e Oliveirense esta temporada. Finalistas da última Liga dos Campeões (conquistada pelos leões), as duas equipas encontraram-se na Supertaça Europeia, em outubro, com o triunfo a sorrir aos de Oliveira de Azeméis.

E se nas duas finais o resultado foi relativamente equilibrado, no campeonato, o Sporting acabou por conseguir uma goleada inesperada, naquele que era apresentado como o jogo de cartaz.

Os leões entraram de resto com uma primeira parte demolidora. Toni Pérez (2’), Alessandro Verona (5’), Facundo Bridge (12’) e João Souto (22’) deram expressão ao domínio leonino, que podia ser maior, não fosse Rafael Bessa (15’) acertar no poste na marcação de um penálti.

No segundo tempo, a avalanche leonina continua. Nolito Romero (26’ e 37’) bisou, tal como Alessandro Verona (34’) e praticamente dissipou qualquer dúvida em relação ao resultado. Lucas Martínez (44’) de livre direto e Marc Torra (48’), numa power play, acabaram por reduzir a favor da Oliveirense.

Com este resultado, O Sporting segue com 24 pontos, os mesmos do Benfica, sendo que ambos igualam à condição o FC Porto no topo. A Oliveirense está no sexto posto, com 13 pontos.

Benfica 3-2 SC Tomar

Na Luz, o Benfica recebeu o SC Tomar e conseguiu um triunfo complicado em casa em que sofreu para entrar em 2025 com uma vitória. Foi o oitavo triunfo em nove jornadas para as águias.

Os nabantinos até se colocaram em vantagem na Luz, com Rémi Herman (7’) a converter um penálti. Lucas Ordoñez (18’) redimiu-se do livre direto desperdiçado e repôs a igualdade ainda antes do intervalo, com João Rodrigues (25’) a enviar as águias a vencer para os balneários.

No segundo tempo, o internacional português bisou (33’) e acbou por ser decisivo, já que Gonçalo Neto (36’) capitalizou a 10.ª falta do Benfica e deixou o SC Tomar a um golo de diferença para os minutos finais. Os forasteiros carregaram, mas não conseguiram bater Pedro Henriques.

Resultados da 10.ª jornada

Benfica 3-2 SC Tomar

Sporting 7-2 Oliveirense

Juventude Pacense 5-5 Riba d’Ave

Sanjoanense 6-5 Murches

Valongo 4-2 FC Porto 

Candelária 4-6 OC Barcelos

Juventude Viana 3-3 HC Braga