Mais

NHL: Direção preocupada com atrasos na arena principal do torneio olímpico de Milão

O aspeto do Pavilhão em março de 2025
O aspeto do Pavilhão em março de 2025CLAUDIO VILLA / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

Os dirigentes da NHL, que vão permitir que os seus jogadores participem nos Jogos Olímpicos do próximo ano, pela primeira vez em 12 anos, estão preocupados com os atrasos na construção do principal recinto do torneio de hóquei, em Milão. Por esse motivo, a Arena Santa Giulia, com 16.000 lugares, corre o risco de não passar num teste de resistência antes do início da competição sob os cinco anéis, em fevereiro.

O teste estava inicialmente previsto para dezembro. No entanto, os organizadores confirmaram à AP que o evento foi transferido para uma arena mais pequena e que não está previsto nenhum jogo na arena principal.

Por conseguinte, é possível que não se realizem jogos na arena de Santa Giulia até ao início do torneio de hóquei feminino, a 5 de fevereiro, um dia antes da cerimónia de abertura dos Jogos.

"Vai ser muito apertado, mas já sabíamos disso", disse Andrea Varnier, chefe do comité organizador.

O comissário da NHL, Gary Bettman, comentou o atraso após a reunião de quarta-feira do Conselho de Governadores.

"Temos estado preocupados com o progresso da construção das arenas - ambas, mas especialmente a principal - nos últimos dois anos, mas isso é um assunto para o Comité Olímpico Internacional", disse Bettman aos jornalistas.

"Somos apenas convidados, mas eles sabem das nossas preocupações. Esperamos que cumpram todas as suas promessas e que o pavilhão seja de primeira classe do ponto de vista desportivo", acrescentou.

Se necessário, partilhará as suas preocupações com a Associação de Jogadores da NHL. Reiterou, no entanto, que os Jogos Olímpicos não são um evento da liga.

"Estamos limitados naquilo que podemos e não podemos fazer. Se chegar a um determinado ponto, teremos de lidar com isso. Mas não quero especular, o COI e a IIHF continuam a garantir-nos que tudo correrá bem", disse o responsável pela liga de hóquei de elite.

A NHL vai permitir que os seus jogadores comecem a jogar nos Jogos Olímpicos pela primeira vez desde Sochi-2014. A Arena Santa Giulia está a ser construída por uma empresa privada e deverá tornar-se a maior arena de Itália.

No próximo verão, acolherá jogos do Campeonato Europeu de Voleibol e, no futuro, está também prevista a realização do Torneio dos Campeões de Ténis.