Pavilhão de Milão para hóquei no gelo olímpico abre finalmente após inúmeros atrasos

Crianças brincam junto aos anéis olímpicos enquanto a neve cai antes dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026
Crianças brincam junto aos anéis olímpicos enquanto a neve cai antes dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026Yara Nardi / Reuters

A arena de hóquei no gelo de Santagiulia, em Milão, que vai receber alguns dos maiores jogos dos Jogos Olímpicos de Inverno no próximo mês, abriu finalmente as portas ao público esta sexta-feira com um evento de teste que contou com as melhores equipas italianas.

O lento progresso na conclusão do recinto tornou-se o principal motivo de preocupação na preparação para os Jogos Olímpicos, que serão coorganizados por Milão e Cortina d'Ampezzo de 6 a 22 de fevereiro.

A arena, que terá capacidade para 15.300 espectadores, vai receber 4.000 adeptos durante os dias de teste, segundo os organizadores, que admitem que ainda há trabalho a fazer, incluindo a conclusão das áreas de hospitalidade.

"A parte mais importante deste evento de teste para nós é experimentar tudo o que está relacionado com o campo de competição", afirmou o responsável pelas Operações dos Jogos, Andrea Francisi.

"O objetivo destes três dias é perceber se aquilo que preparámos para as competições funciona", acrescentou.

Este fim de semana, a arena acolhe a Final Four do Campeonato de Itália e a Taça de Itália 2025/2026, numa oportunidade para avaliar a qualidade do próprio gelo, bem como as condições para os espectadores.

O hóquei no gelo será um dos principais destaques dos Jogos, contando com a presença de jogadores da prestigiada National Hockey League da América do Norte.

Os organizadores locais afirmaram no mês passado que a pista será segura, depois de se saber que a superfície será ligeiramente mais curta do que as especificações da NHL, o que levantou preocupações quanto ao risco de colisões ainda mais rápidas entre jogadores.

Pierre Ducrey, Diretor de Desporto do COI, afirmou que a diferença de tamanho em relação aos padrões da NHL é mínima e que a pista cumpre totalmente os requisitos.

"Estamos satisfeitos com as dimensões, estamos satisfeitos com o gelo", disse Ducrey, acrescentando que "haverá ajustes após o evento de teste, vamos analisar os resultados, fazer o balanço e melhorar para estarmos prontos para o primeiro jogo".

Situada no sudeste de Milão, é um dos dois recintos de hóquei no gelo dos Jogos e está previsto receber as finais das medalhas de ouro.

Após os Jogos, será transformada num centro para acolher desporto e espetáculos ao vivo.