Rantanen deveria ter entrado para o Regimento de Guardas Jaeger a 14 de abril de 2024, altura em que ainda participava na época 2023/24 da NHL pelos Colorado Avalanche.
O jogador de 28 anos teve um pedido de adiamento aprovado a 16 de abril, o que lhe permitiu apresentar-se ao serviço militar numa data posterior. No entanto, o seu pedido só terá sido apresentado a 15 de abril, depois de já ter passado a data em que deveria apresentar-se no regimento, que alberga a Escola de Desporto das Forças de Defesa Finlandesas.
Por conseguinte, o procurador alega que a ausência de Rantanen foi ilegal e exige que ele pague uma multa de 10 a 15 dias como castigo.
A lei finlandesa dita que a coima se baseia numa percentagem do rendimento da pessoa e, com base no seu salário mensal estimado, a muito seria de aproximadamente 56.500 a 84.750 euros, dependendo do número de dias pelos quais é multado.
Rantanen nega as acusações de ausência não autorizada e de negligência no exercício de funções oficiais.
No meio do processo em curso, Rantanen apresentou-se ao serviço militar no início do verão, mas soube-se ontem que tinha sido dispensado por razões médicas.
Numa breve declaração, seu agente Matti Huhtamäki afirmou: "Mikko apresentou-se ao serviço militar normalmente este verão e foi dispensado por motivos de saúde".