Mais

Hóquei no gelo: NHL confirma o regresso do Mundial em fevereiro de 2028

Gary Bettman, comissário da NHL
Gary Bettman, comissário da NHLMINAS PANAGIOTAKIS / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
A Taça do Mundo de Hóquei, disputada pela última vez em 2016, regressará em fevereiro de 2028 com a esperança de ocupar um lugar regular no calendário mundial, juntamente com os Jogos Olímpicos de inverno.

A Liga norte-americana de hóquei no gelo (NHL) e a Associação de Jogadores da NHL (NHLPA) fizeram o anúncio em Montreal, antes do Four Nations Face-Off, um evento de preparação para os Jogos Olímpicos de inverno de 2026 em Montreal, que será realizado em vez de um jogo All-Star da NHL.

"A competição internacional do melhor contra o melhor é muito importante para os nossos jogadores. Representar os seus países no gelo está no seu ADN e os fãs do hóquei adoram", afirmou Gary Bettman, comissário da NHL.

"A retoma da participação nos Jogos Olímpicos na próxima época e a realização de um Campeonato do Mundo de Hóquei em fevereiro de 2028 proporcionarão uma maior oportunidade a mais jogadores para representarem mais nações na melhor competição possívelCom este torneio e o regresso da Taça do Mundo à rotação regular, a NHL e a NHLPA dão um passo importante no nosso compromisso conjunto com o hóquei internacional", continuou.

As equipas e as datas dos jogos não foram anunciadas.

Espera-se que nos próximos meses se inicie um processo de concurso para as cidades e locais de realização da quarta edição do Campeonato do Mundo, que começou em 1996 como prelúdio da estreia de talentos da NHL nos Jogos Olímpicos de inverno de 1998 em Nagano, no Japão.

Os Estados Unidos derrotaram o Canadá na final de 1996, mas os canadianos venceram as duas últimas edições da Taça do Mundo, ambas realizadas em casa, em Toronto, em 2004 e 2016.

"É ótimo, algo de que sentimos falta durante um longo período de tempo. Se conseguirmos chegar a um calendário em que, de dois em dois anos, se jogue um grande torneio, penso que será o ideal para todos", disse o defesa sueco Erik Karlsson, dos Pittsburgh Penguins da NHL. 

A NHL não enviou jogadores para os Jogos Olímpicos de inverno de 2018 ou 2022, mas vai encerrar a liga e enviar talentos para Itália para os Jogos Olímpicos de fevereiro próximo.

O Campeonato do Mundo de 2028 utilizará ringues do tamanho da NHL, regras da NHL e funcionários da NHL em vez de regulamentos internacionais.