Mais

NHL: Após uma ausência de 910 dias, Jonathan Toews voltou ao gelo

Toews já é uma lenda da NHL
Toews já é uma lenda da NHLCAMERON BARTLETT / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O avançado canadiano de hóquei Jonathan Toews (37 anos) recebeu uma grande ovação do público em Winnipeg quando fez a sua estreia na NHL com as cores dos Jets. Foi o primeiro jogo do jogador canadiano depois de uma paragem de dois anos. Até à data, passou a carreira exclusivamente nos Chicago Blackhawks, onde ganhou a Taça Stanley três vezes ao lado de Marian Hossa.

O avançado Toews não faltou à estreia em Winnipeg. "Bem-vindo de volta, lenda", saudou-o nas redes sociais. A multidão no Canada Life Centre deu-lhe o mesmo reconhecimento.

O experiente canadiano é um dos 30 jogadores a ganhar uma Taça Stanley, um ouro olímpico e um campeonato do mundo durante a carreira. Para além disso, tem vários outros troféus na sua coleção de conquistas e será, sem dúvida, membro do Hockey Hall of Fame em Toronto (HHOF) após a sua carreira.

Nos últimos dois anos, durante muito tempo, não parecia que ele estaria de volta à elite do futebol internacional. Não joga desde 13 de abril de 2023 devido a problemas de saúde. Antes disso, falhou totalmente a época 2020/21, marcada pela pandemia. Também afectou negativamente Toews, que, apesar de ter superado a doença, manifestou a síndrome pós-covid.

Combinado com a Síndrome Imunológica e Inflamatória Crônica (CIRS), causa fadiga extrema, dores musculares e falha corporal com esforço, o que o tirou dos desportos profissionais.

Toews decidiu retirar-se da NHL e procurar uma forma de recuperar a sua saúde para o nível desejado. Este esforço levou-o até à Índia, onde se submeteu a tratamentos médicos. "A sabedoria da Ayurveda ensinou-me que sou responsável por tudo o que vivencio. Não só me ensinou a escolher uma dieta específica para o meu tipo de corpo, como aprofundou a minha relação intuitiva comigo mesmo e com o mundo à minha volta", escreveu nas redes sociais em novembro de 2024.

Posteriormente, anunciou um esforço para regressar aos perfis. No verão, assinou um contrato com o Winnipeg e, após 910 dias, regressou à melhor liga de hóquei do mundo na sexta-feira à noite. Jogou pouco mais de 18 minutos na sua estreia pelos Jets contra o Dallas. A multidão saudou-o com um grande aplauso.

"Antes do jogo senti-me muito entusiasmado. Mas depois, quando pisamos o gelo, temos de nos dedicar ao duelo. Tentei dar o meu melhor e procurar uma forma de ser útil à equipa. Vejo muito espaço para melhorias, muitas pequenas coisas que posso fazer melhor", disse o avançado de 37 anos.

A estreia de Toews, ou o seu regresso ao carrossel da NHL, foi ofuscada pelo hat-trick de Kyle Connor, que recentemente prolongou o seu contrato com os Jets até 2034. "Estou a tentar ajudar a equipa o mais que posso e quero dar ainda mais capacidade de liderança esta época. Acho que estou ficando melhor nisso à medida que minha carreira avança" disse o americano.

Reveja aqui as principais incidências da partida