"Esta temporada tem sido frustrante para todos nós e, no final de contas, não estamos a apresentar um nível que corresponda às nossas expectativas. Todos partilhamos essa responsabilidade, incluindo eu, e embora esta não tenha sido uma decisão tomada de ânimo leve, era uma decisão que tinha de ser tomada neste momento", afirmou Don Waddell, presidente das operações de hóquei e diretor-geral dos Blue Jackets.
"O Dean fez um trabalho excecional no ano passado em circunstâncias extremamente difíceis e agradeço-lhe por isso. Quero também agradecer ao Steve pelo seu empenho no nosso clube ao longo dos últimos cinco anos", acrescentou.
Em 127 jogos como treinador, Dean Evason registou 59-52-16. Esta época, contudo, a equipa encontra-se com 19-19-7, partilhando o último lugar da Conferência Este.
O treinador adjunto Steve McCarthy também foi dispensado juntamente com Evason, depois de ocupar o cargo desde setembro de 2021. O antigo defesa, de 44 anos, representou os Chicago Blackhawks, Vancouver Canucks e Atlanta Thrashers ao longo de uma carreira de jogador que durou oito anos.
Bowness regressa à NHL apesar de se ter retirado em maio de 2024, após quase meio século de carreira na Liga como jogador e treinador.
"O Rick Bowness é um treinador excecional, com uma experiência e conhecimento inestimáveis, e vai trazer estabilidade à nossa equipa num momento importante da temporada", disse Waddell.
"É um bom comunicador, as suas equipas jogam com organização, são sólidas defensivamente e acreditamos que é a pessoa certa para tirar o melhor do nosso grupo", acrescentou.
Ao longo de 803 jogos como treinador principal, Bowness soma 310-408-37, com 48 empates, em sete equipas diferentes. O seu primeiro cargo surgiu na época 1988/89, quando a equipa original dos Jets dispensou Dan Maloney. Nessa breve passagem, o quase septuagenário somou 8-17-3.
Bowness também orientou os Dallas Stars, Boston Bruins, Ottawa Senators, New York Islanders e Phoenix Coyotes, tendo levado os Stars à final da Stanley Cup em 2020.
Na sua última passagem, ajudou os Jets a alcançar o segundo lugar na Divisão Central durante a época 2023/24.
"Agradeço a oportunidade de vir para Columbus, porque é uma organização sólida, com boas pessoas, e acredito que esta é uma equipa que posso ajudar a melhorar", afirmou Bowness numa declaração sobre a sua contratação.
"Estou grato ao Don e ao (presidente dos Blue Jackets) Mike Priest e estou realmente entusiasmado por trabalhar com os nossos jogadores e equipa técnica para ajudar a levar-nos onde queremos chegar", acrescentou.
Bowness integra um grupo restrito, juntamente com Scotty Bowman e Pat Quinn, sendo os únicos treinadores a terem exercido funções em cinco décadas diferentes.
Durante a sua carreira como jogador, Bowness marcou 18 golos e fez 37 assistências em 173 jogos pelos Atlanta Flames, Detroit Red Wings, St. Louis Blues e Jets. Jogou na Liga entre 1975 e 1981.
