Os reis da NHL em 2025: Melhor marcador inesperado, Colorado dominante e o incansável Vejmelka

Pastrňák e Geekie são os principais pilares de Boston
Pastrňák e Geekie são os principais pilares de BostonČTK / AP / Justin Tang

Embora as estatísticas da NHL sejam tradicionalmente contabilizadas apenas no final da época, porque não aproveitar estes dias festivos, durante os quais até a prestigiada liga de hóquei fez uma pausa, para analisar alguns números interessantes do ano civil de 2025? Muitos deles vão certamente surpreender. Todas as estatísticas são válidas até à pausa de Natal, pelo que os jogos de sábado já não foram incluídos.

Melhor equipa

Colorado Avalanche / 117 pontos

Nesta época de 2025/26, esta equipa já disputou 36 jogos e perdeu apenas dois no tempo regulamentar. É um feito impressionante, que permitiu aos Avalanche assumir a liderança da Liga. Em pontos e também em número de vitórias (53), Dallas iguala o registo em 2025, mas disputou mais quatro jogos.

Colorado apresenta um ataque muito forte e bem entrosado, como demonstram os 286 golos marcados, o que garante ao clube o segundo lugar da NHL, logo atrás de Dallas (293). Ainda melhor está a defesa: apenas 184 golos sofridos, o melhor registo de toda a competição, com 16 de vantagem sobre o segundo classificado.

Melhor marcador

Morgan Geekie (Boston) / 50 golos

Esperavam nomes como Alexander Ovečkin ou Leon Draisaitl? Nada disso, o melhor marcador de toda a NHL foi o avançado canadiano, que tem em Boston um contrato de seis anos por apenas 5,5 milhões de dólares. Medalha de prata no Mundial 2022, chegou aos Bruins na época 2023/24, tendo antes disso marcado no máximo nove golos numa temporada.

Melhor assistente

Connor McDavid (Edmonton) / 79 assistências

O mesmo número de assistências foi alcançado pelo avançado russo Nikita Kucerov, mas este disputou mais sete jogos, pelo que o primeiro lugar pertence ao canadiano. A estrela viveu o seu melhor jogo em assistências precisamente na véspera de Natal, quando contribuiu com cinco passes para a vitória 5-1 sobre Calgary.

Avançado mais produtivo 

Nathan MacKinnon (Colorado) / 116 pontos

O jogador mais valioso da época 2023/24 está entre a elite do hóquei atual. Destaca-se pela sua patinagem, força física e excelente finalização. É o pilar do clube de Denver e este ano nem mesmo o quase imbatível McDavid conseguiu superá-lo. Este ficou a três pontos, mas jogou menos seis partidas.

Defesa mais produtivo 

Cale Makar (Colorado) / 89

O líder em Colorado e duas vezes melhor defesa da competição é, em conjunto com os avançados MacKinnon e Martin Necas, uma arma ainda mais poderosa. Ver este trio em ação é um verdadeiro espetáculo. "É um prazer observá-los todos os dias. Temos de valorizar e não tomar isto como garantido, porque não é algo comum em todo o lado," afirmou o capitão Gabriel Landeskog.

Minutos de penalização 

Nikita Zadorov (Boston) / 166 

O russo tornou-se o terror da competição. O trintão natural de Moscovo não é um típico enforcer, jogou em média 21 minutos e 37 segundos por jogo e é o terceiro defesa mais bem pago dos Bruins. Gosta de distribuir pancada e não facilita a ninguém, como comprovou, por exemplo, o número um do último draft, Matthew Schaefer dos New York Islanders. Quando a situação aperta, não hesita em envolver-se numa luta. Este ano fê-lo seis vezes e, na maioria, saiu vencedor.

Plus/minus 

Nathan MacKinnon (Colorado) / + 59

Apenas 35 dos 116 pontos foram conquistados em superioridade numérica e, como a sua linha costuma dominar o adversário no gelo e é das mais destrutivas da Liga, esta estatística é perfeitamente compreensível.

E como está a situação no fundo da tabela? Certamente não encontramos lá ninguém dos Avalanche. O último lugar pertence ao experiente avançado Jonathan Marchessault, cuja transferência para Nashville no verão de 2024 não lhe correu de feição. O vencedor da Stanley Cup com Vegas somou 40 pontos negativos em 2025.

Golos em power play 

Wyatt Johnston (Dallas) / 23 

Tem apenas 22 anos, mas já recebe 8,4 milhões de dólares por época na equipa texana. Nenhum adepto dos Stars pode contestar, pois o jovem talento marca golo atrás de golo e, ao longo do ano, já apontou 44. Em superioridade numérica, mais de metade desse total.

Golos em under play 

Seth Jarvis (Carolina) 6 

Está atualmente lesionado, mas em inferioridade é um verdadeiro pesadelo para os adversários. E prefere marcar golos: em desvantagem numérica, soma 6+1.

Golos da vitória 

Dylan Guenther (Utah) / 11 

O crescimento da jovem equipa do Utah deve-se também a este nome inesperado. O avançado canadiano de 22 anos, escolhido na nona posição do draft de 2021, tem vindo a assumir cada vez mais protagonismo. Na época passada, viveu o seu melhor ano com 60 pontos e, atualmente, está a caminho de números semelhantes. Para a equipa, é fundamental ter alguém capaz de decidir jogos; na NHL lidera também com cinco golos no prolongamento.

Remates

Nathan MacKinnon (Colorado) / 334 

Sobre este jogador já pouco há a acrescentar. Nesta categoria, dominou com uma vantagem de 49 remates sobre o defesa Zach Werenski de Columbus, tendo 48 dos seus remates resultado em golo. Isto representa uma eficácia muito interessante de 14,4 %.

Estatísticas dos guarda-redes

Mais jogos disputados

Karel Vejmelka (Utah) / 65 

Esta contratação revelou-se um verdadeiro sucesso para a organização. O jogador da quinta ronda do draft chegou em 2021 à então Arizona vindo diretamente do Kometa Brno da liga checa e entrou logo na NHL. Até hoje, por exemplo, nunca jogou um minuto sequer na AHL. Após a ausência de Connor Ingram no final da época passada, alinhou em 23 jogos consecutivos e, atualmente, tem Vítek Vanecek como suplente, mas o lugar de número um na baliza está bem definido. E também o de guarda-redes mais utilizado da competição.

Mais vitórias

Jake Oettinger (Dallas) / 35 

O mesmo número foi alcançado por Andrej Vasilevskij, mas o guarda-redes americano dos Stars precisou de menos três jogos. Oettinger, de 27 anos, que deverá estar presente nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, afirmou-se como um dos melhores da Liga ao serviço de um dos favoritos à conquista da Stanley Cup. Em Dallas, tem contrato até 2033.

Mais derrotas

Jeremy Swayman (Boston) / 28

Este guarda-redes não é, de todo, mau, mas a época 2024/25 dos Bruins simplesmente não correu bem. A equipa terminou a Liga apenas no 28.º lugar, muito devido a várias lesões, e Swayman não foi o pilar que se esperava. Agora, a situação já é bem melhor e, por isso, o natural do Alasca soma 23 vitórias.

Mais jogos sem sofrer golos 

Sergej Bobrovskij (Florida) / 7

Por vezes, a qualidade e longa carreira do guarda-redes russo são esquecidas, mas a sua ascensão nas tabelas históricas este ano diz tudo. Nunca foi draftado, mas atualmente partilha o oitavo lugar histórico, com 445 vitórias, com o lendário Terry Sawchuk, e não é irrealista pensar que ainda nesta época ultrapasse Curtis Joseph e também o melhor europeu, Henrik Lundqvist.

Melhor média de golos sofridos por jogo

Darcy Kuemper (Los Angeles) / 1,96

Há muitos anos que apresenta um rendimento de alto nível, há uns anos ajudou Colorado a conquistar a Stanley Cup, mas talvez nunca venha a ser uma estrela da Liga. Aos 35 anos, Kuemper é uma das principais razões para os Kings ocuparem o excelente sétimo lugar na Conferência Oeste. O canadiano está atualmente lesionado e a equipa californiana perdeu três dos quatro jogos sem ele.

Melhor percentagem de defesas

Darcy Kuemper (Los Angeles) / 92,4 %

Está confirmado, Kuemper é mesmo a referência entre os guarda-redes da NHL, mesmo que os meios de comunicação favoreçam outros nomes. Os números falam por si, e estamos a falar de um guarda-redes que ocupa apenas o 19.º lugar entre os mais bem pagos da Liga. E já que falamos de lideranças, com 16 minutos de penalização é também o "mauzão" entre os guarda-redes.