"Num torneio realizado em Lordelo, em Paredes, e sempre com enorme apoio vindo das bancadas, os hoquistas nacionais conseguiram, de forma heroica e brilhante, inverter um início de competição que não começou como todos ambicionávamos", referiu Marcelo Rebelo de Sousa.
Numa nota, publicada ‘online' pela Presidência da República, o chefe de Estado manifestou "grande satisfação" e felicitou a equipa por se ter sagrado campeã europeia pela 22.ª vez na sua história.
"Em nome de Portugal e de todos os portugueses", Marcelo Rebelo de Sousa saudou "com orgulho", os hoquistas, a equipa técnica, a organização do torneio e o trabalho da Federação de Patinagem de Portugal "na promoção de uma modalidade histórica" para Portugal.
Leia aqui a crónica da partida
Portugal sagrou-se no sábado campeão da Europa de hóquei em patins pela 22.ª vez na história, ao vencer a França na final, por 4-1, em Paredes, recuperando um título que lhe escapava desde 2016.
Portugal conquistou frente à França a 56.ª edição do Campeonato da Europa, que iniciou com derrotas nos três jogos da primeira fase, que não eliminava, avançando, depois, com uma goleada a Andorra (11-2) para as meias-finais, quando afastou a tricampeã Espanha (3-2 nos penáltis, desempatando o 2-2 do tempo regulamentar e do prolongamento).