No norte do país, o Riba d'Ave recebeu os italianos do HRC Monza para um início de jogo frenético, com golos de Gustavo Pato e Valentino Marzonetto, em under play, nos primeiros cinco minutos da partida. Até ao intervalo, os portugueses levaram a melhor e terminaram a primeira parte a vencer por 3-1 graças a Nanu Castro e Antoine Thebaud.
Os transalpinos reagiram com o tento de Francisco Bielsa dois minutos aós o reatamento, mas Daniel Pinheiro voltou a colocar a diferença em dois golos. Já depois de Nanu Castro ter falhado um livre direto, Matteo Zucchetti reabriu a disputa a oito minutos do fim, mas não foi suficiente para evitar a vitória dos nortenhos.
Em São João da Madeira, a turma do novo selecionador nacional Reinaldo Ventura até começou a vencer com um golo de Nuno Araújo no arranque da segunda parte, mas o Lleida fez o empate por Chino Miguélez, a nove minutos do fim.
Alex Mount recolocou a Sanjoanense na frente, antes de Hugo Santos ter desperdiçado um livre direto, e os espanhóis encetaram uma recuperação notável nos últimos minutos. Jordi Badía empatou, aos 36', Darío Giménez fez a reviravolta, aos 37', e, aos 38', Nico Ojeda estabeleceu o resultado final de livre direto.
Em Tarragona, o HC Braga tombou perante a formação local com o único golo da partida a surgir no segundo tempo e de grande penalidade, convertida por Aleix Miramón.
Ainda em Espanha, mas desta feita em Barcelona, a Juventude Pacense ainda conseguiu recuperar de uma desvantagem de três golos, mas acabou por ceder no último suspiro. Marc Zanón bisou, aos dois minutos, Miccoli reduziu, aos 10', de livre direto, e Adrià Ballart fez o 3-1 no primeiro tempo, que terminou com um penálti falhado por Zé Miguel Gonçalvez.
Na segunda parte, Marcos Blanqué aumentou, Diogo Abreu reduziu de penálti e Humberto Mendes fez o 5-2, a 10 minutos do fim. No entanto, em apenas um minuto, os pacenses marcaram por Filipe Flórido, Diogo Abreu e Joca Guimarães em power play, para deixar o encontro empatado a cinco golos. No entanto, no último instante, Marcos Blanquè bisou e confirmou a vitória do CH Caldes.
A segunda mão dos encontros acima mencionados está agendado para 07 de fevereiro.
Já na segunda mão dos quartos de final WSE Trophy, o Valongo não quis confiar no triunfo por 1-5 conseguido na visita a França e entrou a vencer graças a um golo de Pedro Batista, aos oito minutos. Foi o único tento numa primeira parte que teve quatro cartões azuis e um penálti falhado pelos visitantes.
Na segunda parte, Kiko Pinto, Franco Pósito (bis) e João Maló aumentaram a vantagem para 5-0, enquanto Alexandre Haidar e Antoine Le Berre, de livre direto, reduziram a diferença. Ainda assim, o Valongo não estava satisfeito e estabeleceu o resultado final em 7-2 com mais um golo de Kiko Pinto e outro de Pedro Batista.
Nas meias-finais, agendadas para 14 de março, a formação portuguesa enfrenta os italianos do AFP Giovinazzo, que afastou o Pully RHC.
