Mais

Hóquei: Sporting vence Oliveirense (1-5), Benfica goleia Tomar (1-5), FC Porto vence Valongo com polémica (4-3)

Atualizado
Benfica venceu sem problemas
Benfica venceu sem problemasFPP

Os leões entraram a perder mas conseguiram a reviravolta e seguraram o primeiro lugar. Encarnados com triunfo imponente em Tomar. O FC Porto conseguiu sobreviver e vencer na receção ao Valongo por 4-3, na 23.ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins. Os dragões sobem à liderança provisória, com mais dois pontos do que Sporting e três que o Benfica, que sobem à quadra ainda esta tarde.

Oliveirense 1-5 Sporting

No duelo grande da 23.ª jornada do nacional de hóquei em patins, o Sporting visitou a Oliveirense e cumpriu para segurar o primeiro lugar.

Os leões começaram a perder em Oliveira de Azeméis, com Diogo Abreu (15’) a fazer o primeiro para os da casa. Toni Pérez (20’) empatou para o Sporting ainda antes do intervalo e deu o tónico para a reviravolta que se seguiu.

Com uma segunda parte demolidora, os leões garantiram os triunfos com os tentos de Roc Pujadas (32’ e 48’), Nolito Romero (36’ e 40’).

Contas feitas, o Sporting continua a liderar com 58 pontos, mais um que Benfica e FC Porto. A Oliveirense está no quinto lugar com 39 pontos.

Classificação atual da fase regular
Classificação atual da fase regularFPP

SC Tomar 1-5 Benfica

Em Tomar, o Benfica também cumpriu para não perder a liderança de vista. Os encarnados acabaram por ter um triunfo mais tranquilo.

Lucas Ordoñez (10’) e Nil Roca (12’) deixaram logo as águias em vantagem. Guilherme Silva (15’) marcou de penálti e ainda deu esperança aos nabantinos no primeiro tempo.

Contudo, uma entrada de rompante na segunda parte, com os golos de João Rodrigues (31’), Gonçalo Pinto (32’) e Diogo Rafael (37’), garantiu o triunfo encarnado. Até final, Pedro Henriques e José Silva ainda defenderam um livre direto cada um e o marcador não mexeu mais.

FC Porto 4-3 Valongo

Igualado no segundo posto e a um ponto do líder Sporting, os dragões queriam subir à liderança provisória e pressionar os rivais que entram em quadra mais tarde. Porém, pela frente tinham um adversário que os derrotou na primeira volta por 4-2 e que, tal como várias outras equipas, continua no meio-termo entre a luta pela despromoção e a qualificação europeia. 

Começou da melhor forma o encontro para os anfitriões, que inauguraram o marcador num grande remate de Rafa Costa, aos oito minutos, com Gonçalo Alves, numa jogada individual, a dilatar pouco depois. Os valonguenses reduziram por intermédio de Gabi Azevedo, que desviou na cara de Malián, a passe de Kyllian Gil. Em cima do descanso, Carlo di Benedetto acertou na trave na cobrança de uma grande penalidade.

No arranque do segundo tempo, a turma de Renato Garrido entrou mais focada e chegou ao empate na cobrança rápida de uma falta, com Carlitos a apanhar a defesa desprevenida com um remate no centro da área. Seguiu-se o melhor momento dos visitantes, com Malián bem atento para evitar a reviravolta em mais do que uma ocasião.

O lance decisivo e polémico surgiu a sete minutos do fim, com uma grande penalidade assinalada por alegado jogo perigoso de Carlitos, que Gonçalo Alves não desperdiçou para fazer o 3-2. A 50 segundos do fi, com a equipa do Valongo balanceada na frente, Edu Lamas roubou o esférico e estendeu a passadeira a Di Benedetto que, só com o guarda-redes pela frente, dissipou as dúvidas, apesar de Francisco Silva ter feito o resultado final, de penálti, após expulsão de Hélder Nunes.

Outros resultados:

Murches 4-10 AD Sanjoanense

HC Braga 6-2 Juventude Viana

Riba d'Ave 4-1 Juventude Pacense

Óquei de Barcelos 3-3 Candelária