A turma de Edo Bosch subiu à quadra menos pressionada sabendo que iria segurar o primeiro lugar independentemente do resultado desta tarde, fruto da vitória do Benfica sobre o FC Porto (6-0), no sábado, que levou as águias a igualarem dragões com 48 pontos.
Por seu lado, os visitantes também podiam ter aproveitado a derrota da Sanjoanense para se colocarem em lugar de apuramento para competição europeia. Porém, a tarefa ficou mais complicada quando, aos cinco minutos, Nolito Romero conseguiu ultrapassar a resistência erguida por António Marante e inaugurou o marcador, fintando o guardião de ângulo apertado após um grande passe de Toni Pérez.
Ângelo Girão segurou a reação dos adversários e, três minutos depois, Guilherme Silva fez um gancho involuntário a Facundo Bridge e abriu a porta ao bis do argentino de livre direto, um jogador letal neste tipo de situações. A vantagem de 2-0 manteve-se até ao descanso e no arranque do segundo tempo, muito graças ao guarda-redes internacional português, que foi frustrando as aproximações dos nabantinos.
O golo da tranquilidade surgiu a cerca de 10 minutos do fim, novamente de bola parada. Remi Hermán empurrou Bridge na grande área, Marante até defendeu o primeiro remate, mas na recarga voltou a levar a melhor sobre o guardião para assinar o hat-trick. O Tomar ainda respondeu logo de seguida, num remate de meia distância de Xanoca, mas o Sporting e Girão, negando livre direto a Xanoca a dois minutos do fim, acabaram por segurar a vantagem.

Outros resultados
Juventude Pacense 3-3 Candelária
Valongo - Óquei de Barcelos (em andamento)