Hóquei: Valongo fica pelo caminho, FC Porto treme, mas favoritos avançam na Taça de Portugal

Equipa do Oeiras festeja classificação
Equipa do Oeiras festeja classificaçãoAD Oeiras

Este sábado disputaram-se grande parte dos jogos dos 32 avos de final da Taça de Portugal em hóquei em patins, em que a grande surpresa foi a eliminação do primodivisionário Valongo no terreno do Oeiras, da segunda divisão, nas grandes penalidades. O FC Porto também tremeu, na visita a Académica de Coimbra, mas resolveu nos últimos minutos ao vencer por 4-6.

Os valonguenses até entraram melhor no encontro e colocaram-se a vencer por dois golos de diferença nos primeiros cinco minutis, mas António Estrela deu início à remontada na primeira parte. O mesmo jogador bisou para empatar a partida, enquanto Manuel Coimbra e Miguel Sardinha fizeram a reviravolta. O Valongo respondeu com bis de João Maló e empatou a um minuto do fim. 

Sem alterações no marcador durante o prolongamento, a equipa da casa foi mais feliz nas grandes penalidades, onde apenas Filipe Martins foi o único jogador que conseguiu marcar nas nove cobranças (!) e ditar a passagem do quinto classificado da série sul da segunda divisão.

Por seu lado, o FC Porto visitou a Académica no Luso e levou a lição mal estudada. Zémi Flores deu vantagem aos estudantes, Tomás Santos respondeu e Diogo Graça levou a equipa da casa a vencer para o intervalo. No segundo tempo, Gonçalo Alves e Telmo Pinto fizeram a reviravolta, mas João Matias empatou o jogo 3-3. Numa sequência de minutos emotiva, Manrubia fez o 3-4 e Diogo Cortez empatou no minuto seguinte em power play.

Porém, nos instantes finais, a maior experiência dos dragões veio ao de cima, com Carlo di Benedetto a bisar em dois minutos e a garantir a passagem. 

Já o campeão em título Sporting venceu Os Águias em Leiria por 2-11, enquanto o Benfica foi a Santa Cita golear por 1-12. A Oliveirense venceu a Física por 0-2 e o Óquei de Barcelos bateu o Marinhense por 4-8.

Resultados dos 32 avos de final:

Académico – Entroncamento, 4-6

HC Mealhada – Sanjoanense, 3-8

Penafiel - Riba d' Ave, 2-12

Nafarros – Vilafranquense, 2-2 (2-2 ap, 1-2 gp)

Académica - FC Porto, 4-6

CA Feira - S. Alenquer B, 3-3 (4-4 ap, 3-2 gp)

Ponta Delgada - Marco, 4-7

Cambra - Murches, 4-0

Cascais – Turquel, 2-8    

HC Sintra – Infante Sagres, 7-4

Os Tigres – Póvoa, 1-11    

Santa Cita - Benfica, 1-12

HCP Grândola - CRPF Lavra, 5-6

Paço de Arcos - A Alcobacense, 6-3

Oeiras – Valongo, 5-4

Termas – Carvalhos, 2-4

Biblioteca IR – Juventude de Viana, 3-5    

GD Estreito – Famalicense, 1-7

Os Limianos - HC Braga, 1-8

Física – Oliveirense, 0-2

Salesiana - Beja, 10-4

Sesimbra – Fânzeres, 4-1

Parede - OH Sports, 5-2

Escola Livre – Sobreira, 2-3

Tojal – Candelária, 1-6

Os Águias – Sporting, 2-11

CENAP – Académica de Espinho, 2-5

Sporting de Torres – SC Tomar, 3-6

Marinhense – Óquei de Barcelos, 4-8