Mais

Imane Khelif reagiu a Donald Trump: "Não me intimide"

Khelif não se deixa intimidar pelas palavras de Trump
Khelif não se deixa intimidar pelas palavras de TrumpNoushad Thekkayil/NurPhoto/Shutt / Shutterstock Editorial / Profimedia
A campeã olímpica de boxe, Imane Khelif, reagiu com palavras claras às medidas do presidente norte-americano, Donald Trump, contra os atletas transgénero nos EUA. A argelina não vê os decretos de Trump como um obstáculo aos seus planos de ganhar uma segunda medalha de ouro nos Jogos de 2028, em Los Angeles, apesar do debate de género em curso no seu desporto. "Não sou transgénero. Isso não me afeta e não me intimida", disse Imane Khelif, numa entrevista à ITV News do Reino Unido.

Khelif sublinhou que se vê a si própria "como uma rapariga, como qualquer outra rapariga". Ela "nasceu rapariga, foi criada rapariga e viveu toda a minha vida como rapariga".

No início de fevereiro, Trump assinou um decreto que proíbe os atletas transgénero de competir em categorias desportivas femininas nos EUA, pondo assim, segundo a sua própria declaração, "fim à guerra contra o desporto feminino". Durante a sua campanha eleitoral, referiu-se repetidamente a Khelif como "trans".

Khelif e Ting ganharam o ouro

Em resposta ao argumento de Trump, o Comité Olímpico Internacional (COI) expulsou a federação mundial IBA e, posteriormente, anunciou queixas legais oficiais contra a organização do ringue.

A razão para tal foi a participação de Khelif e Lin Yu-Ting (Taiwan) no torneio olímpico de boxe organizado pelo COI em Paris. Ambos os pugilistas ganharam o ouro, mas tinham sido excluídos dos Campeonatos do Mundo um ano antes pela IBA, devido aos testes de género e às vantagens competitivas daí resultantes.

Khelif retirou obviamente força do debate global que se gerou durante os Jogos Olímpicos de Paris.

"Aprendi muito com a campanha contra mim, e o que aconteceu nos Jogos Olímpicos de Paris foi uma experiência que me abriu os olhos", disse.

"Sinto-me ainda mais forte agora do que antes", acrescentou.