A equipa dos Três Leões superou um início incerto contra o Senegal e venceu por 3-0 nos oitavos de final, com destaque para o primeiro golo de Harry Kane no torneio e para o desempenho de Jude Bellingham. Marcou a terceira partida consecutiva de Inglaterra sem sofrer golos (2 vitórias e 1 empate) neste Mundial, o que gera semelhanças com a série do ano passado até a final da Euro, sustentada pela solidez defensiva.
O aparecimento de Bellingham e as atuações de Phil Foden e Bukayo Sako impulsionaram a Inglaterra a partir do torneio do verão passado e, antes dos quartos de final, nenhuma equipa conseguiu superar os 12 golos marcados pela Inglaterra neste Campeonato do Mundo. No entanto, o treinador Southgate sabe que os golos ainda não significam nada, pois insiste que a Inglaterra deve encontrar o seu "nível mais alto possível" para este confronto.
A França reservou o seu lugar nos oito melhores com uma vitória por 3-1 sobre a Polónia, com Kylian Mbappé a bisar e a estender a vantagem na luta pela Bota de Ouro, pelo que as notícias que sugerem que poderá estar em dúvida por lesão após ter faltado ao treino francês na terça-feira são preocupantes. Todavia, os bleus já lidaram com a ausência de Karim Benzema, Paul Pogba e N'golo Kanté, entre outros, e terão também Olivier Giroud que se tornou no maior goleador de sempre da seleção gaulesa (52 golos) com o golo inaugural frente aos polacos.
A derrota por 0-1 na fase de grupos contra a Tunísia mostrou que os campeões mundiais em título são falíveis, particularmente se sofrerem mais lesões. O treinador Didier Deschamps espera que quem quer que tenha à sua disposição faça o que é preciso ser feito, enquanto se candidatam a seis vitórias consecutivas em fases a eliminar em Campeonatos do Mundo, depois de confirmar que os seus jogadores ainda estão "famintos" para prolongar a sua estadia no Qatar.
Jogadores a observar: O golo de Kane contra o Senegal foi o seu 11.º em fases finais de grandes torneios, colocando-o à frente de outros grandes nomes ingleses. Entretanto, a França espera que o seu amuleto da sorte Giroud possa voltar a atacar, uma vez que ganhou os últimos dez jogos em que marcou golo.
Estatística em destaque: A Inglaterra é a única equipa que ainda não viu qualquer cartão amarelo nesta edição do Mundial.
Curiosidades do Campeonato do Mundo: Jude Bellingham é apenas o oitavo jogador inglês a ser incluído na seleção para disputar uma edição do Mundial enquanto jogava por um clube fora do Reino Unido.
