O facto dos três leões terem sofrido golos no período de compensação tem sido um tema recente, já que aconteceu nos últimos quatro jogos (V1, E1, D2), mas Southgate quer que a sua equipa mantenha a concentração contra os EUA, já que se candidatam a conseguir seis confrontos diretos invictos (V4, E1). No entanto, não há lugar para complacência, uma vez que eles estarão bem cientes de que o único empate durante essa série aconteceu no Campeonato do Mundo de 2010.
O outro jogo que houve entre estas nações no Campeonato do Mundo foi em 1950, com um triunfo (1-0) para os EUA, sendo a última vez que os americanos mantiveram um clean sheet no Campeonato do Mundo contra uma nação europeia, depois de terem sofrido um penálti tardio e terem empatado a sua partida de abertura de 2022 com o País de Gales (1-1). Essa vitória de 1950 é considerada um dos maiores choques da história do Campeonato do Mundo, algo que tentarão repetir no Catar para manter vivas as hipóteses de apuramento.
Se a Inglaterra foi culpada de baixar o nível de desempenho no segundo tempo contra o Irão, os EUA também foram contra o País de Gales e pagaram o preço por não terem aproveitado ao máximo o seu domínio no primeiro tempo. No entanto, o treinador Gregg Berhalter tentou tomar algumas medidas positivas, dizendo que a sua equipa tinha "deixado tudo em campo" e "continuou a ir na direção certa até ao fim".
Jogadores a observar: Bukayo Saka marcou dois golos contra o Irão, imitando o capitão Harry Kane, que anotou um bis no primeiro jogo da Inglaterra no Campeonato do Mundo de 2018. Entretanto, o americano Timothy Weah, marcador do primeiro golo em Mundiais contra o País de Gales desde Pelé, em 1958, ainda não perdeu um jogo internacional no qual fez um golo (V2, E2).
Estatística: Os últimos quatro jogos da Inglaterra produziram uma média de 3,75 golos por jogo no segundo tempo.
Curiosidade do Mundial: Antes de segunda-feira, apenas duas equipas tinham marcado 3 ou mais golos em cada metade de um jogo do Campeonato do Mundo neste século (Alemanha em 2002 e Argentina em 2006). Inglaterra e Espanha - com vitórias sobre o Irão e a Costa Rica, respetivamente - fizeram-no neste torneio.
Acompanhe o jogo no Flashscore
O jogo entre Inglaterra e EUA pode ser seguido através do Flashscore. Confira as principais estatísticas, acompanhe o relato e ouça os comentários em áudio, que iniciam cinco minutos antes do pontapé de saída do encontro.
Acompanhe aqui as incidências do jogo
