Itália passa a "Lei Sinner" para as transmissões televisivas de eventos desportivos

Jannik Sinner nas ATP Finals
Jannik Sinner nas ATP FinalsProfimedia

O Diário da República publicou a lista atualizada que inclui, entre outros, também as meias-finais e finais dos mais importantes torneios de ténis e a Liga Conferência com atletas ou equipas italianas em competição. As emissoras podem decidir quando e em que canais gratuitos transmitir.

A lista dos eventos desportivos que podem ser transmitidos em sinal aberto foi atualizada. Nas últimas horas, foi publicada no Diário da República a nova classificação dos eventos considerados de relevância pública, que devem assim estar gratuitamente disponíveis nos canais dos fornecedores de serviços de media, mesmo que não necessariamente em direto.

A medida surge por indicação da AgCom e após o trabalho do Ministério das Empresas e do Made in Italy, com a aprovação final do Comité de Contacto da Comissão Europeia. Entre as principais novidades, as meias-finais e finais dos torneios do Grand Slam, das ATP e WTA Finals, dos Masters 1000 e dos WTA 1000, desde que com participação de atletas italianos, passam agora a integrar a lista de eventos em sinal aberto. No entanto, a transmissão gratuita só será possível após o término dos contratos atualmente em vigor com as emissoras.

Também a Conference League

Atualmente, a Sky assinou acordos com a ATP e WTA até 2028 e com Wimbledon até 2030, enquanto a Discovery (Eurosport) detém os direitos de Roland Garros até 2030 e do Australian Open até 2031. O US Open, por sua vez, já é transmitido gratuitamente na SuperTennis. Os detentores dos direitos podem optar por transmitir diretamente estes eventos nos seus próprios canais gratuitos, como a TV8 para a Sky ou a Nove para a Discovery, ou então sublicenciá-los a outros canais.

No que diz respeito ao futebol, a atualização inclui também a Liga Conferência, introduzida em 2021. Tal como já acontece com a Champions e a Liga Europa, as meias-finais e finais com equipas italianas terão de ser transmitidas em sinal aberto, assim como a final da Taça de Itália.


Menções