Mais

Já se começa a tornar hábito: Sporting e SC Braga arrancam quartos de final da Taça da Liga

Leões e minhotos vão decidir acesso às meias-finais da Taça da Liga
Leões e minhotos vão decidir acesso às meias-finais da Taça da LigaSporting CP
Nas últimas cinco épocas vai ser a quarta vez que estas duas equipas se defrontam na competição. Os leões procuram defender o título e levam vantagem sobre o rival arsenalista.

Ultrapassadas as emoções do Campeonato do Mundo, arrancam esta segunda-feira (20:15 horas) os quartos de final da renovada Taça da Liga. Sporting e SC Braga dão o pontapé de saída nesta fase da competição, com um duelo que já se começa a tornar uma tradição.

Pode ouvir o relato em direto na aplicação ou no site
Pode ouvir o relato em direto na aplicação ou no siteFlashscore

Desde 2018/19, este será o quarto embate entre leões e minhotos na Taça da Liga. A única exceção foi a temporada passada em que a equipa arsenalista foi eliminada no Grupo C e não conseguiu chegar à final four da prova que viria a ser conquistada pelos comandados de Rúben Amorim numa final diante do Benfica (2-1).

Nas outras três ocasiões, a vantagem cai para o conjunto lisboeta. Em 2018/19, o Sporting levou a melhor nos penáltis (1-1, 4-3 gp) e deixou pelo caminho o SC Braga, nas meias-finais. No ano seguinte, os bracarenses, então comandados por Rúben Amorim, vingaram-se e chegaram à final ao deixar por terra os leões (2-1), também nas meias-finais. Em 2020/21, o Sporting rugiu mais alto no jogo decisivo e conquistaram a Taça da Liga com um golo de Pedro Porro.

Nota ainda para um outro embate entre estes dois emblemas na Taça da Liga, em 2009/10. Na altura, o conjunto leonino venceu por 2-1, na primeira jornada do Grupo B, com Miguel Veloso a garantir a vitória com um belo remate de fora da área.

Este será, também, um duelo entre os mais recentes vencedores da competição. As últimas cinco edições foram conquistadas por Sporting (2019, 2019, 2021 e 2022) e SC Braga (2020), sendo que os leões procuram igualar o feito do Benfica (2009, 2010, 2011, 2012, 2014, 2015 e 2016) e tornar-se na segunda equipa a vencer a prova por três vezes consecutivas.