De um lado, um SC Braga motivado e com apenas uma derrota em 2023 - goleada (5-0) sofrida diante do Sporting. Por outro, um Benfica invicto no novo ano, no qual soma apenas um empate - curiosamente também frente aos leões (2-2).
Diga-se, até, que depois de um final de 2022 atribulado, os encarnados parecem ter-se reencontrado e, nos sete jogos realizados desde a virada, apenas viram o adversário marcar no já mencionado duelo frente ao rival da Segunda Circular.
Ainda assim, a equipa orientada por Roger Schmidt sabe que terá um autêntico teste de fogo na visita ao reduto do SC Braga, já que foi precisamente na Cidade dos Arcebispos que sofreu o seu primeiro - e único, até ao momento - desaire na Liga portuguesa e em jogos oficiais desta época.
Acompanhe aqui as incidências da partida.
No penúltimo dia de dezembro, com Otamendi e Enzo a regressarem do Mundial, o Benfica nunca conseguiram encontrar-se e tiveram pela frente um conjunto minhoto audaz e letal, que se serviu de um golo de Abel Ruíz e dois de Ricardo Horta para ferir uma águia que até aí parecia intocável.
E a verdade é que as deslocações à Pedreira têm sido um calvário para a formação lisboeta, que lá perdeu nas duas últimas visitas, sofrendo em ambas três golos (3-2 em abril de 2022). Ainda assim Schmidt admitiu na antevisão que espera "um jogo diferente".
"Será outra oportunidade para mostrar que somos capazes de vencer", sublinhou, sem esconder a ambição de "ganhar a Taça".

Artur Jorge, por seu lado, assumiu esperar "um Benfica muito forte", garantindo, porém, que vai "contrapor com um SC Braga recheado de muita qualidade individual também e um coletivo muito forte, unido e comprometido para voltar a ganhar".
Os minhotos vivem uma fase muito produtiva da temporada, na qual se têm apresentado a um bom nível. Com seis vitórias nos últimos sete jogos, o único desaire sofrido foi diante do Sporting, mas a resposta foi dada logo no jogo seguinte, com vitória clara no dérbi contra o Famalicão.
Espera-se, por isso, uma enorme batalha entre um SC Braga e um Benfica motivados pelo seu percurso na presente época e com ambições de um regresso ao mítico Estádio do Jamor. Para lá chegarem, ainda há muito para jogar, mas nenhuma das equipas o conseguirá sem um triunfo no jogo grande destes quartos de final da Taça de Portugal.