Jogos Olímpicos de Inverno: Grã-Bretanha celebra a sua melhor colheita de medalhas de ouro de sempre

Os medalhados de ouro britânicos Tabitha Stoecker e Matt Weston celebram no pódio
Os medalhados de ouro britânicos Tabitha Stoecker e Matt Weston celebram no pódio Profimedia

A Grã-Bretanha celebrou no domingo a campanha mais bem-sucedida da sua história nos Jogos Olímpicos de Inverno, depois de conquistar mais duas medalhas de ouro – em snowboard cross e skeleton.

A Equipa GB nunca tinha conquistado mais do que uma medalha de ouro numa única edição dos Jogos de Inverno, mas já soma três em Itália.

Primeiro, este domingo, Charlotte Bankes e Huw Nightingale uniram esforços para vencer o snowboard cross por equipas mistas – o primeiro ouro britânico de sempre na neve.

Depois, Matt Weston e Tabitha Stoecker triunfaram na prova de skeleton por equipas mistas, juntando este título à vitória de Weston na prova masculina na sexta-feira.

A Grã-Bretanha, sem grandes montanhas e com pouca neve, tinha apenas 12 medalhas de ouro conquistadas em Jogos Olímpicos de Inverno antes dos Jogos de Milão-Cortina.

"São detalhes mínimos. Mesmo para nós, individualmente, são margens muito pequenas", afirmou Bankes.

"Conseguir mesmo concretizar, é isso que me deixa orgulhosa, conseguir fazê-lo numa prova por equipas. É a Equipa GB que é campeã olímpica, e isso é para todo o apoio que recebemos", acrescentou.

Nightingale disse: "Fazemo-lo pela nossa nação, pelo nosso país, pelos adeptos, pelo apoio. Obrigado a todos. Ainda parece irreal. Tenho a certeza de que não vou dormir muito bem esta noite."