Mais

Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 vão decorrer entre 14 e 30 de julho

Divulgado o calendário dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028
Divulgado o calendário dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028Etienne LAURENT / AFP

O calendário competitivo dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 foi apresentado esta quarta-feira pelos organizadores, com destaque para a final feminina dos 100 metros e uma jornada especial denominada “Super Saturday”. Esta situação faz com que o Euro-2028, que terá lugar no Reino Unido e na Irlanda, termine um pouco antes do de 2024: será disputado entre 9 de junho e 9 de julho.

LA28 revelou um calendário detalhado mais cedo do que o habitual. O evento começa com a cerimónia de abertura a 14 de julho e termina com o encerramento a 30 de julho.

Serão os maiores Jogos da história, com 11.200 atletas a competir em 51 modalidades, distribuídos por 49 instalações.

Pela primeira vez, todas as modalidades coletivas terão igual ou maior número de equipas femininas do que masculinas, e 50,5% dos atletas serão mulheres.

Na jornada inaugural, a 15 de julho, será disputado o maior número de finais femininas num só dia, começando com o triatlo feminino e com especial atenção para a final dos 100 metros femininos.

"Queremos que estes Jogos comecem com energia. Pretendemos arrancar o primeiro dia com uma demonstração das mulheres mais rápidas do mundo", afirmou Shana Ferguson, diretora desportiva da LA28.

Isso significa que as atletas terão de correr três eliminatórias dos 100 metros numa única jornada.

"Falámos longamente com as atletas. A conversa foi, no geral, muito positiva", comentou Janet Evans, responsável pelos atletas da LA28.

"Vamos inaugurar a competição de atletismo com um dos eventos de destaque para as mulheres atletas. Quando apresentámos esta proposta às atletas, houve entusiasmo. Disseram: avisa-me com antecedência e preparo-me para correr três vezes os 100 metros num só dia", acrescentou.

Atletismo na primeira semana, natação na segunda

Os organizadores trocaram a ordem tradicional da natação e do atletismo para que o estádio da cerimónia de abertura, o SoFi Stadium, possa receber a natação na segunda semana.

As provas de atletismo vão decorrer na primeira semana dos Jogos, enquanto a natação terá lugar na segunda.

"Na segunda semana, tens 38.000 pessoas nas bancadas" referiu Evans. "Ver 38.000 adeptos a acompanhar a minha modalidade favorita também é emocionante", acrescentou.

Os nadadores terão mais oportunidades de assistir à cerimónia de abertura sem se preocuparem em competir na manhã seguinte.

Super Saturday

O “Super Saturday”, que se realiza a 29 de julho, contará com 26 finais em 23 modalidades, incluindo 15 jogos de medalhas de ouro e bronze em desportos coletivos e finais em 15 disciplinas individuais.

Nesse dia serão coroados campeões olímpicos em atletismo, basquetebol, voleibol de praia, boxe, críquete, golfe, futebol, natação e ténis. Os últimos campeões olímpicos de natação receberão as suas medalhas imediatamente antes da cerimónia de encerramento.

Os organizadores agendaram as maratonas para o último fim de semana: a feminina a 29 de julho e a masculina a 30 de julho.

Não haverá preços dinâmicos

Serão colocados à venda cerca de 14 milhões de bilhetes para os eventos olímpicos. Os detalhes dos preços serão anunciados posteriormente, mas Ferguson confirmou que não será aplicada tarifa dinâmica.

As federações olímpicas e desportivas colaboraram na elaboração do calendário de LA28.

"Nada neste calendário é feito sem eles", garantiu Ferguson.

As condições meteorológicas também foram consideradas, deslocando algumas sessões para o final do dia para que as temperaturas sejam mais amenas, como nas provas equestres em Santa Anita.

Regresso do basebol e do críquete

O basebol e o softbol voltam ao programa olímpico. O basebol será disputado no Dodger Stadium, casa dos Los Angeles Dodgers, atuais campeões da Major League Baseball, com os jogos de medalhas a 19 de julho.

O basebol começa a 13 de julho, um dia antes da cerimónia de abertura, com uma nova janela competitiva que permitirá a participação de jogadores da MLB nos Jogos Olímpicos. O críquete regressa ao programa olímpico após mais de cem anos, com a final feminina a 20 de julho e a masculina a 29 de julho.

O lacrosse, que integrou o calendário olímpico em Londres 1908 e depois foi modalidade de demonstração, regressa com as finais masculina e feminina a 29 de julho.

Los Angeles também vai estrear o futebol americano flag e o squash a 15 de julho como modalidades estreantes nos Jogos Olímpicos.

Os detalhes do torneio olímpico de futebol, que será disputado em várias cidades dos Estados Unidos, e dos Jogos Paralímpicos de Los Angeles serão anunciados posteriormente. A inscrição para a compra de bilhetes para os Jogos Olímpicos de Los Angeles começa em janeiro.