Mais

Jogos Olímpicos de Milão Cortina 2026 já têm as suas medalhas

Eis as medalhas dos Jogos Olímpicos de 2026
Eis as medalhas dos Jogos Olímpicos de 2026ANDREA PATTARO / AFP
Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de inverno de 2026, em Milão Cortina, revelaram esta terça-feira, em Veneza, as medalhas, concebidas como "duas metades que simbolizam o atleta e aqueles que o acompanham", que serão entregues aos medalhados em fevereiro e março.

As medalhas, apresentadas pela antiga estrela italiana da natação Federica Pellegrini, campeã olímpica dos 200 metros livres em Pequim, em 2008, têm um diâmetro de 80 milímetros e uma espessura de 10 mm, pesando 420 gramas para as medalhas de bronze e 500 gramas para as de ouro e prata.

De acordo com o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de 2026 (6-22 de fevereiro de 2026) e dos Jogos Paralímpicos de 2026 (6-15 de março de 2026), serão atribuídas 1.146 medalhas nos dois eventos, incluindo 245 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos.

As medalhas foram concebidas pelo Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato (IPZS), a casa da moeda nacional de Itália.

De acordo com os criadores, o desenho das medalhas marca "um regresso à essência e à pureza".

"A nossa medalha está dividida em duas partes, em duas metades, uma representando o atleta de um lado e, do outro, todo o trabalho da equipa que o levou a esta medalha, evidentemente a sua família, mas também os seus treinadores", explicou Raffaella Paniè, diretora da marca e da identidade visual do comité organizador.

Há um ano, alguns medalhistas dos Jogos Olímpicos de verão de Paris (2024) tiveram um infortúnio com os seus prémios, que rapidamente escureceram, oxidaram ou se degradaram.

Cerca de 220 medalhas, que continham um pequeno pedaço da Torre Eiffel, foram dadas como danificadas pelos atletas, segundo dados comunicados à AFP em fevereiro pela Casa da Moeda de Paris, que se comprometeu a substituí-las.