Os responsáveis do LA28 explicaram que a mudança resulta da logística dos recintos no SoFi Stadium, que irá acolher partes da Cerimónia de Abertura e as provas de natação. O atletismo será disputado no Coliseu Memorial de Los Angeles e terá início primeiro para permitir tempo suficiente para adaptar o SoFi às competições aquáticas na segunda semana.
"Queremos começar em grande", afirmou Shana Ferguson, diretora de desporto e operações dos Jogos Olímpicos LA28, que classificou os 100 metros femininos como "uma das corridas mais vistas dos Jogos."
Janet Evans, quatro vezes campeã olímpica de natação, acrescentou que colocar a natação na segunda semana poderá permitir que mais nadadores participem na Cerimónia de Abertura, à qual muitos normalmente não assistem devido ao início das provas na manhã seguinte.
"Há um elemento da experiência olímpica que queremos que os atletas vivam nos nossos Jogos", disse Evans, que é diretora de atletas do LA28.
A sentir o calor
Ferguson explicou que o calendário foi elaborado ao longo de vários meses, em conjunto com o Comité Olímpico Internacional e as federações internacionais, tendo em conta o bem-estar dos atletas, os horários televisivos e as condições locais, como calor, marés e ângulos do sol para as provas ao ar livre.
"As condições meteorológicas foram consideradas não só para os atletas, mas também para os adeptos", referiu, acrescentando que o bem-estar dos cavalos nas provas equestres também foi tido em conta.
No primeiro dia serão também entregues as primeiras medalhas do LA28 no triatlo feminino e será o dia com mais finais femininas de sempre, segundo os organizadores.
O "Super Sábado" do 15.º dia está previsto incluir 26 sessões de medalhas em 23 modalidades. O LA28 espera que as mulheres representem mais de metade das quotas de atletas e destacou novas modalidades, como o flag football e o squash, além do regresso do críquete, lacrosse e basebol/softbol.
Ferguson revelou que o LA28 pretende vender cerca de 14 milhões de bilhetes para 51 modalidades olímpicas em 49 recintos, com as vendas ao público a começarem em abril de 2026, após o registo em janeiro.
Os preços serão fixos e não haverá preços dinâmicos, acrescentou, referindo que os organizadores irão apresentar medidas para responder a preocupações relativas ao mercado secundário mais perto da data de início das vendas.
Aproveitamento de recintos existentes
Os organizadores indicaram que 77% das sessões decorrerão em recintos já existentes, com 23% em instalações temporárias como o Sepulveda Basin e Long Beach, sendo que mais de 90% dos materiais temporários serão reutilizados ou reaproveitados.
O softbol será disputado nas instalações já existentes de Oklahoma City, uma decisão que Evans considerou oferecer condições "de classe mundial" e alargar o alcance dos Jogos dentro dos Estados Unidos.
Os responsáveis do LA28 acrescentaram que estão a coordenar com as autoridades locais, estaduais e federais em matéria de vistos e organização dos eventos, contando com uma equipa dedicada ao apoio de vistos para facilitar as viagens antes e durante os Jogos.
