Mais

Johanne Defay: "Estou muito feliz por representar as surfistas europeias"

Johanne Defay venceu prova de elite da Liga Mundial de Surf (WSL) na praia de Supertubos, em Peniche
Johanne Defay venceu prova de elite da Liga Mundial de Surf (WSL) na praia de Supertubos, em PenicheLUSA
A surfista francesa Johanne Defay, que venceu este sábado a prova de elite da Liga Mundial de Surf (WSL) na praia de Supertubos, em Peniche, expressou o seu orgulho por ser a primeira europeia a vencer o campeonato em Portugal.

"É especial. Para ser sincera, sempre sonhei em vencer em França. Mas já não temos (a etapa do circuito principal), por isso, Portugal estava definitivamente na minha lista de desejos. E é especial representar a Europa", lançou aos jornalistas a atleta olímpica.

Na final frente à australiana Tyler Wright, bicampeã mundial (2016 e 2017), Johanne Defay fez 10,83 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (5,50 e 5,33), contra os 5,50 (3,33 e 2,17) da adversária, e, após receber a taça, voltou a destacar o crescimento do surf feminino na Europa nos últimos anos.

"Acho que merecemos ter mais surfistas no circuito. E estou muito feliz por representar as mulheres do surf europeu", afirmou.

Questionada sobre a importância desta vitória, Defay considerou que pode ajudá-la a embalar para o resto da temporada, depois de ter galgado quatro posições no ranking mundial, alcançando o segundo posto, com 19.490 pontos, apenas atrás da australiana Molly Picklum (20.410).

"É muito bom estar no pódio e ter aquela sensação de vitória novamente, com certeza. Cada vitória e cada lugar são diferentes, bem como as pessoas e a energia. Mas é a primeira vez que consigo tão rápido na temporada, então acho que pode ser bom para esta época", destacou.

O Meo Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do circuito principal da WSL, arrancou em 06 de março e terminou hoje, em Peniche, Leiria.

Depois de desafiarem Supertubos, os melhores surfistas do mundo vão competir nas etapas de Bells Beach (26 de março a 05 de abril) e Margaret River (11 a 21 de abril), ambas na Austrália, antes do corte do meio da época, no qual apenas os 22 melhores classificados do quadro masculino (dos 36 iniciais) e as 12 melhores mulheres (de 18) continuam a lutar pelo título mundial.

Seguem-se as restantes etapas de Tahiti (22 a 31 de maio), El Salvador (06 a 15 de junho), Brasil (22 a 30 de junho), Fiji (20 a 29 de agosto), e o dia das finais, em que competem os cinco primeiros de cada quadro, está marcado novamente para a Califórnia (Estados Unidos), entre 06 e 14 de setembro.