Em 2022, Jonas Vingegaard foi uma das apostas da Jumbo-Visma para auxiliar Primoz Roglic na tentativa de reconquistar o Tour. O dinamarquês chegava à sua segunda presença na Volta a França em boa forma, no entanto, fora do lote de principais favoritos à vitória.
O seu companheiro de equipa, Primoz Roglic, cedo demonstrou que não estava à altura para vencer a segunda Grande Volta do ano e a equipa centrou-se no dinamarquês. Vingegaard foi subindo paulatinamente na geral, superou os perigos da primeira semana e, à 11.ª etapa, assumiu a liderança do Tour, depois de ter ganho quase três minutos a Pogacar. Desde então, nunca mais largou a amarela e subiu ao pódio pela primeira vez.
"Penso que nos preparámos muito bem e eu estava na melhor forma em que alguma vez estive. Acreditava que tinha realmente boas hipóteses de ganhar o Tour este ano. Claro que tudo pode acontecer, é a Volta a França, podes cair e podes perder tempo", começou por dizer o ciclista de 25 anos ao Flobikes. Apesar de não ter chegado a cair, quase foi ao asfalto na etapa 15, registando saídas de estrada nas etapas 18 - “o momento mais assustador" para Vingegaard - e 20.
"O Tour é difícil, tudo pode acontecer. Precisas de sorte para conseguires terminar sem caíres. Já o fiz duas vezes e penso que já tive saídas de estrada três ou quatro vezes. Vais cair em determinada altura e tens de voltar a subir", frisou o dinamarquês.
Para a próxima temporada, a Jumbo-Visma ainda não confirmou os líderes que vão estar nas principais provas, mas Jonas Vingegaard espera regressar o Tour: "Ainda não falámos bem com a equipa e não fizemos um plano final para 2023, mas a ideia é voltar. Ficaria surpreendido se não fosse esse o plano. Defender a vitória no Tour é sempre difícil, mas eu estou à altura do desafio. Sei que será cada vez mais difícil ganhá-lo, mas isso faz parte do desafio. Sei que só tenho de me concentrar em mim mesmo".
A 110.ª edição da Volta a França começa a 1 de julho de 2023 e termina no dia 23 do mesmo mês. De recordar que competição foi apresentada no final de outubro.