Mais

Jordi Cruyff junta-se a Patrick Kluivert na seleção da Indonésia como conselheiro técnico

Jordi Cruyff é o último de muitos ex-jogadores neerlandeses a ser contratado pela Indonésia
Jordi Cruyff é o último de muitos ex-jogadores neerlandeses a ser contratado pela IndonésiaDaniel Tapia / Reuters
A Indonésia nomeou o antigo diretor desportivo do Barcelona, Jordi Cruyff, como conselheiro técnico da seleção nacional, informou a federação esta terça-feira, numa renovação que já viu o antigo avançado neerlandês Patrick Kluivert ser nomeado treinador.

País apaixonado pelo futebol, os adeptos indonésios esperam que o Campeonato do Mundo alargado a 48 equipas lhes dê a oportunidade de chegarem à final pela segunda vez, onde esperam fazer melhor do que em 1938, quando viajaram para França, como as então Índias Orientais Holandesas, nos dias anteriores à fase de grupos, perderam 6-0 com a Hungria e regressaram a casa.

A Indonésia está em terceiro lugar no grupo, após seis dos 10 jogos, um ponto atrás da Austrália na luta pela segunda vaga automática. Se terminar em terceiro ou quarto lugar, ainda poderá chegar à fase final de 2026 através de outras rondas de qualificação e de um playoff intercontinental.

O chefe da federação da Indonésia, Erick Thohir, disse que Cruyff, que foi diretor desportivo do Barcelona de 2021 a 2023, chegará em março.

"Estou muito animado", disse Cruyff num comunicado no site da federação.

"Mal posso esperar para partilhar a minha experiência e conhecimentos para aumentar o nível do futebol indonésio", acrescentou.

Erick Thohir disse que Cruyff, o filho de 51 anos de Johan Cruyff, grande jogador do Barça, encarnava a filosofia de jogo do Barcelona.

"Quais são as tarefas mais importantes de Jordi? Dar o contributo técnico e também desenvolver a nossa filosofia de futebol, incluindo a procura de um diretor técnico", disse Erick, acrescentando que Cruyff tinha assinado o acordo com a Indonésia esta terça-feira.

Cruyff é a mais recente contratação, depois de Kluivert e dos seus treinadores adjuntos, os neerlandeses Alex Pastoor e Denny Landzaat.

Kluivert substituiu o treinador sul-coreano Shin Tae-yong, uma vez que a Indonésia afirmou que precisava de uma liderança mais forte.

Shin tinha beneficiado de uma política da federação que consistia em atrair membros da diáspora indonésia, na sua maioria nascidos nos Países Baixos, para jogarem na seleção nacional.