Jorge Martin conquista a pole em Valência, Quartararo parte da segunda linha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jorge Martin conquista a pole em Valência, Quartararo parte da segunda linha

Jorge Martin repetiu a pole conquistada em 2021
Jorge Martin repetiu a pole conquistada em 2021AFP
Chegados à última corrida do ano, sabia-se de antemão que o Circuito Ricardo Tormo, em Valência, seria o palco da decisão do título mundial de MotoGP em 2022. Apelidado pela organização como The Decider, Francesco Bagnaia (Ducati) e Fabio Quartararo (Yamaha) são os únicos candidatos a erguer o cetro.

Com a vantagem favorável ao italiano, Quartararo tinha de alcançar a pole position para ainda “sonhar” com o bicampeonato. No entanto, após alguns erros e voltas anuladas, o francês terminou na quarta posição e ficou fora da primeira linha.

Jorge Martín (Ducati) repetiu a pole de 2021 em Valência, melhorou três décimas e terminou à frente de Marc Márquez (Honda) que, pela terceira corrida consecutiva, terminou na primeira linha do grid. Na terceira posição ficou Jack Miller (Ducati), que acabou por cair durante a sessão de qualificação. Pecco Bagnaia foi oitavo, a quatro décimas do espanhol da Pramac e, por isso, vai começar a corrida na condição de virtual campeão do mundo.

Depois de ter sido o mais rápido na quarta sessão de treinos livres, Miguel Oliveira (KTM) foi quarto na Qualificação 1 e, por isso, falhou o acesso à segunda sessão, partindo da 14.ª posição da grelha. De recordar que o piloto português tem de recuperar 10 pontos a Alex Rins (Suzuki) para alcançar o oitavo lugar no campeonato.

A última corrida do ano tem início marcado para as 13:00 deste domingo, em Valência.