Valdivia, 41 anos, estava em prisão preventiva desde 30 de novembro de 2024.
"A resolução (...) pela qual foi imposta a medida cautelar pessoal de prisão preventiva é anulada", diz a decisão do Supremo Tribunal, que aceitou um recurso apresentado pela sua defesa.
Antigo ídolo do Palmeiras, do Brasil, e do Colo Colo, do Chile, Valdivia ficará em prisão domiciliária noturna, será sujeito a prisão nacional e não poderá aproximar-se das duas mulheres que o acusam.
O ex-desportista foi detido pela primeira vez a 22 de outubro, depois de ter sido acusado de violação. Dias depois, foi acrescentada uma segunda queixa.
A 4 de novembro, a sua prisão preventiva foi revogada e foi colocado em prisão domiciliária durante a noite. A 30 de novembro, na sequência de uma nova ordem judicial, foi reenviado para a prisão.
El Mago Valdivia fez parte da Geração de Ouro que levou o Chile a conquistar a Copa América-2015. Com a Roja, disputou também os Mundiais da África do Sul-2010 e do Brasil-2014.
Jogou ainda pelo Al-Ain e Al-Wahda, nos Emirados Árabes Unidos; Monarcas, Mazatlan e Necaxa, no México; e Rayo Vallecano, em Espanha, entre outros.