Mais

Jota à solta em Guimarães: golo do jovem avançado dá os três pontos ao Vitória (1-0)

Esta vitória permite aos vimaranenses somarem o terceiro triunfo consecutivo
Esta vitória permite aos vimaranenses somarem o terceiro triunfo consecutivoLusa/Opta by Stats Perform
Quem o para? Certamente foi esta a pergunta que me ecoou na mente dos adeptos algarvios. Jota Silva esteve endiabrado durante os 78 minutos que esteve campo e causou muitas dificuldades a um Portimonense que, apesar de ter melhorado no segundo tempo, criou pouco perigo junto da baliza de Bruno Varela. Para a história fica a vitória e a subida do Vitória de Guimarães ao quinto lugar.

Recorde aqui as incidências do encontro

Separados por sete pontos e quatro lugares, Vitória de Guimarães e Portimonense voltaram a encontrar-se na presente temporada, depois do triunfo dos algarvios (2-1) na primeira volta do campeonato. No que toca aos alinhamentos iniciais, Moreno não mexeu na equipa e Paulo Sérgio operou apenas uma alteração - Diaby substituiu Gustavo -, com os dois técnicos a mostrarem-se agradados com as vitórias alcançadas na última jornada.

Equipas iniciais
Equipas iniciaisFlashscore

Depois de se cumprir um minuto de silêncio em memória das vítimas do sismo que assolou a Turquia e a Síria e dos adeptos vitorianos terem feito um protesto silencioso até aos 12 minutos, a primeira oportunidade saiu da cabeça de Welinton Júnior que, com Rochez à espera da bola, cabeceou para as mãos de Bruno Varela.

Ao minuto 19 apareceu o primeiro sinal de perigo do Vitória de Guimarães, com Jota Silva a atirar para o golo após passe de Safira. No entanto, após consultar o videoárbitro, João Pinheiro anulou o tento por fora de jogo. Todavia, não foi preciso esperar muito mais tempo para se voltar a gritar golo, já que, aos 22 minutos, Bruno Varela assistiu(!) Jota que, em velocidade, ganhou à defensiva algarvia e perante a saída de Nakamura, contornou o guarda-redes e atirou para o fundo das redes.

Em cima da meia-hora de jogo, André Silva isolou Jota, o português voltou a ganhar a Nakamura picando-lhe, mas Pedrão conseguiu cortar em cima da baliza. Até ao intervalo, Relvas ainda cabeceou para as mãos de Varela, mas a vantagem vimaranense iria mesmo seguir para o segundo tempo, depois de uma primeira metade em que o Vitória controlou a partida a seu belo prazer e esteve sempre mais perto da baliza adversária. 

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloFlashscore

Paulo Sérgio mudou a postura da equipa ao intervalo e o conjunto apareceu mais ofensivo e a pisar zonas de perigo junto da baliza de Bruno Varela. Primeiro, Paulo Estrela tentou o golo, mas atirou por cima (59 minutos). Seguiu-se dupla oportunidade de Pedrão na sequência de um livre, mas a bola voltou a sair desenquadrada com a baliza (67 minutos).

Os vitorianos responderam na reta final do encontro, com Anderson a aparecer no interior da área adversária a rematar para defesa de Nakamura. Já no período de compensação, Johnston apareceu a finalizar, mas o remate saiu ligeiramente ao lado do poste esquerdo.

Com a vitória confirmada, o Vitória de Guimarães passa agora a somar 33 pontos e está, por isso, provisoriamente no quinto lugar. Por sua vez, o Portimonense mantém os 23 pontos com que entrou neste jogo e pode ainda perder duas posições nesta jornada.

Classificação da Liga após esta partida
Classificação da Liga após esta partidaFlashscore

Homem do jogo Flashscore: Jota Silva (Vitória de Guimarães)

Jota esteve em destaque neste encontro
Jota esteve em destaque neste encontroLUSA/Opta by Stats Perfom